| 19/05/2011 15h41min
Artilheiro e melhor jogador do Gauchão, goleador do Inter com 21 gols e convocado nesta quinta-feira pela segunda vez consecutiva para a Seleção Brasileira. Aos 21 anos, Leandro Damião é unanimidade total. E o grande sonho de consumo do abastado futebol europeu. Todos querem Damião. Da pura especulação a propostas concretas, desde o início do ano pelo menos 11 clubes do Velho Continente já demonstraram interesse pelo atacante forjado nas categorias de base coloradas.
Apesar do intenso assédio, a direção garante que Damião não será negociado na janela de transferências de agosto, deve permanecer no Inter até o fim do ano. O Colorado detém 70% dos direitos econômicos do atleta. Os demais 30% pertencem ao Atlético de Ibirama (SC), clube formador do atacante. A multa para o Exterior vale 50 milhões de euros (para o caso de deixar o clube sob o pagamento de multa, como ocorreu com Alexandre Pato). Aliás, o empresário do jogador, Vinícius Prates, acredita que Damião possa render mais em uma futura negociação do que o atacante do Milan, negociado em 2007 por US$ 20 milhões. A direção colorada espera lucrar pelo menos 20 milhões de euros com os gols de Damião.
Ao conceder entrevistas, Damião é sempre questionado pelo interesse europeu em seu futebol. Preciso como se estivesse frente à frente com o goleiro rival, o centroavante reitera, taxativo:
— Só penso no Inter. Tenho vínculo até 2016, poderia até ter contrato vitalício.
No embalo do sucesso de Damião, o clicEsportes relembra especulações e propostas que inundaram o noticiário esportivo mundial nos últimos meses. Afinal, todos querem Leandro Damião.
Alemanha abre a porteira
Mesmo reserva em 2010, os 12 gols de Damião naquela temporada despertaram o interesse dos alemães. O Bayer Leverkusen ofereceu 6 milhões de euros, parcelados, pelo atacante, no início do ano. O então técnico Celso Roth teria sido o grande responsável pela permanência de Damião, convencendo a direção de que, com sequência em campo, o garoto poderia render muito mais aos cofres vermelhos.
Seleção chama atenção da Velha Bota
O "boom" de clubes atrás de Damião aconteceu depois de sua primeira convocação para a Seleção, no fim de março. Após vestir a 9 amarelinha, o centroavante começou a interessar os italianos. Segundo o noticiário de lá, Inter de Milão e Juventus estariam interessados no atacante. Na época, o empresário de Damião brincou, afirmando que só não havia recebido sondagens dos Estados Unidos. Um mês depois, a Roma teria entrado na disputa pelo jogador.
— Leandro Damião, 21 anos, é um verdadeiro matador dentro da área — vaticinou matéria do Gazzetta dello Sport, principal jornal esportivo italiano, que também comparou a meteórica carreira do centroavante colorado à do italiano Gilardino.
Em 10 de maio, o blog Calcio Mercato News publicou um vídeo com gols marcados por Damião pelo Inter. O texto destaca que a concorrência para ter o jogador deverá ser complicada, já que ele foi convocado para a Seleção Brasileira. O Napoli, que já vibrou com gols de outro centroavante brasileiro, o Careca, também teria mostrado disposição em ter Damião.
Leste europeu se apresenta
Claro que não poderia falta o assédio do endinheirado futebol do leste europeu. CSKA, da Rússia, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, estariam de olho em Damião.
Em abril, noticiou-se que os russos pretendiam pagar 12 milhões, o equivalente a R$ 27,4 milhões, para contar com o jogador.
Sonho português
Um dia após a imprensa italiana divulgar pela segunda vez o interesse da Roma em Leandro Damião, foi a vez de os portugueses noticiarem uma possível tentativa de tirar do Inter seu camisa 9. Segundo publicou o site do jornal esportivo lusitano Record, no último dia 11, o jogador é o "sonho" do Benfica.
Luiz Felipe Scolari, ex-técnico da seleção portuguesa, derramou-se em elogios a Damião e o recomendou ao clube português:
— É um bom jogador e, neste momento, está aprendendo a sair da área e a participar um pouco mais do jogo. Com a bola na grande área é perfeito. Creio que daqui a dois anos será muito melhor que o Cardozo — disse o técnico, se referindo ao centroavante paraguaio Óscar Cardozo, titular do Benfica.
Leandro "Damián"
Recomendando por Felipão e intitulado na Itália como o novo centroavante da Seleção Brasileira, Damião se consagra também na imprensa espanhola. Segundo o Diario Sport, o jogador colorado pode fazer dupla de ataque com Messi. O jornal espanhol afirmou nesta quinta-feira que o Barcelona tem interesse no camisa 9. Segundo o artigo, o atleta é o atacante que o time catalão precisa, com boa presença de área e excelente porte físico.
Meses antes, era o Real Madrid que observava de perto Damião. O técnico José Mourinho inclusive teria assistido a vídeos do artilheiro e uma proposta pode chegar aos gabinetes colorados na janela de agosto.
Damião para inglês ver
Na Inglaterra, o futebol apresentado por Leandro Damião chamou a atenção do Tottenham Hotspur, time no qual joga o volante Sandro, colega do centroavante na conquista da Libertadores em 2010. Foi no dia 21 de março, quando a Seleção Brasileira enfrentou a Escócia em amistoso que o técnico Harry Redknapp viu Damião de perto pela primeira vez e logo de cara virou fã, conforme aponta o site TribalFootball.com.
Representantes do clube inglês já teriam iniciado uma conversa com a direção do Inter para negociar o jogador. Redknapp avaliou Damião como um "centroavante de 15 milhões de libras". O que poderia facilitar as tratativas é a boa relação entre os clubes, desde a transferência de Sandro para o clube inglês.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.