| 17/05/2010 23h30min
"Nunca vi o Tiago tão feliz na minha vida e nunca me senti tão orgulhoso". Foi assim que Cássio Splitter, pai do ala-pivô catarinense da Seleção Brasileira de basquete, definiu o orgulho da família com o título importante recebido pelo filho: o de melhor jogador da Liga Espanhola de Basquete.
O campeonato da Espanha é reconhecido por especialistas como o segundo campeonato nacional mais importante do mundo, atrás somente da NBA, a poderosa liga dos Estados Unidos. Por isso mesmo, o prêmio teve um sabor tão especial. Nem o ídolo espanhol Pau Gasol, hoje astro do Los Angeles Lakers, conseguiu a façanha.
— Foi incrível. É um orgulho, pouca gente tem esse prêmio e estou muito feliz — comemorou Tiago.
— É muito difícil jogar na Espanha. Ganhar este prêmio, então, é mais difícil ainda. Foi com muito trabalho, com muito suor — observou o pai, que acompanhou de perto o esforço do filho.
A eleição funciona assim: primeiro, há uma análise matemática, baseada nas estatísticas do jogador durante a competição. Já é um parto entrar na lista de finalistas, tamanho o número de estrelas que jogam no basquete espanhol, onde Tiago Splitter atua desde 2001. O ala-pivô, de 25 anos, teve médias por partida de 15,7 pontos e 6,7 rebotes, e só ficou fora de cinco das 32 partidas de seu time.
Se os números forem suficientes, aí vem a segunda parte da eleição, uma votação que envolve a mídia, a população, técnicos e jogadores da liga. Todos com peso igual, 25%.
— O Tiago me contou que o que fez a diferença foi a opinião da mídia e do público. Isso é fantástico — contou Cássio.
— Foi isso mesmo, esse prêmio é definido por votos, tanto da torcida como imprensa , técnicos e jogadores — explicou o jogador.
Selecionado em 2007 pelo San Antonio Spurs, Splitter renovou contrato com o Caja Laboral e permaneceu no basquete espanhol. Porém, diante de tanto sucesso na Europa, já está cotado para defender a franquia texana na próxima temporada da NBA.
— Ainda não decidi meu futuro, quero pensar nisso só quando acabar a Liga Espanhola.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.