Mobilidade urbana em SC

Pesquisa inédita do Instituto Mapa e Grupo RBS revela como está a mobilidade urbana nas 10 cidades mais populosas do Estado (Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Joinville, São José, Florianópolis, Palhoça). A avaliação foi feita pelos próprios moradores, entre motoristas, motocilistas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e táxis. Foram ouvidas 4.060 pessoas, que traçaram um perfil crítico das situações que enfrentam no dia a dia e mostraram como os problemas de infraestrutura urbana e de transporte afetam as suas vidas.

Outros temas da pesquisa

 

Locomoção

O uso do carro e ônibus é equilibrado nas cidades, com 32% de opção para cada um. Mas há casos curiosos, onde a maioria anda a pé ou onde quase ninguém usa a bicicleta. O carro e ônibus empatam como meios de transporte mais utilizados.

Tempo gasto

Cerca de 44% dos entrevistados gasta uma hora ou mais do seu dia com locomoção. 59% acham que o gasto com transporte tem peso elevado ou médio no orçamento. Mais da metade das pessoas enfrenta engarrafamentos uma ou mais vezes por dia.

Comportamento

Todo mundo reclama dos congestionamentos causados pelo grande número de carros. Mas, a maioria admite que usaria ainda mais este meio de transporte. Sobre a possibilidade de usar mais o ônibus, disseram que é preciso mais horários, agilidade e melhorar o preço.

Perfil dos entrevistados

Foram entrevistadas 4.060 pessoas, sendo 406 em cada um dos maiores municípios de Santa Catarina. Foi realizada entre os dias 6 e 28 de agosto de 2011, com homens e mulheres acima de 16 anos de idade, de diferentes classes econômicas e grau de instrução.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________