Pesquisa inédita do Instituto Mapa e Grupo RBS revela como está a mobilidade urbana nas 10 cidades mais populosas do Estado (Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Joinville, São José, Florianópolis, Palhoça). A avaliação foi feita pelos próprios moradores, entre motoristas, motocilistas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e táxis. Foram ouvidas 4.060 pessoas, que traçaram um perfil crítico das situações que enfrentam no dia a dia e mostraram como os problemas de infraestrutura urbana e de transporte afetam as suas vidas.
Pesquisa quantitativa, descritiva, por amostragem
Técnica: entrevistas pessoais, individuais.
Universo: população a partir de 16 anos de idade.
Amostra: 4.060 entrevistas, sendo 406 entrevistas em cada um dos 10 maiores municípios de Santa Catarina.
Margem de erro amostral máxima: 1,54 pontos percentuais para o total da amostra (4060 casos) e 4,86 p.p. para o total de cada cidade (406 casos), considerando um intervalo de confiança de 95%.
Período das entrevistas: 6 a 28 de agosto de 2011.
Seleção da amostra: aleatória, com base em cotas determinadas de acordo com a proporção da população, em cada cidade, quanto a gênero, faixa etária, escolaridade, PEA e não PEA (população economicamente ativa).
Devido ao número igual de entrevistas por cidade, os resultados apresentados para o total das 10 cidades foram ponderados de acordo com a proporção populacional de cada cidade.
Nos casos de perguntas de resposta única, a soma dos percentuais das respostas pode não resultar em exatos 100%, devido a arredondamentos automáticos para números inteiros no processamento dos dados.