| Abertura | Acampamento | Conferências| Conferência Um Mundo sem Guerras é Possível |
| Oficinas
| Seminários | Shows | Testemunhos | Eventos paralelos |

2º Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social

     Dirigentes políticos de 29 países da Europa, África, América e Ásia discutem temas como educação, saúde, habitação, segurança pública, assistência social e geração de renda. O papel das cidades e do poder local serão o ponto central dos debates. Mil pessoas participam do evento, destas 403 são prefeitos. No final do encontro, que ocorre de 28 a 30 de janeiro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, será elaborada a declaração Cidades pela Inclusão Social.
Mais informações pelo telefone (51) 3224-4400, ramais 2513,2530 e 2532 ou pelo site www.autoridadeslocais.com.br

Programação:

28/01
19h - Abertura
20h - Conferência Globalização e Inclusão Social, com o ex-presidente de Portugal Mario Soares. Participação dos prefeitos Walter Veltroni (Roma), Bertrand Delanoë (Paris), Aníbal Ibarra (Buenos Aires), Marta Suplicy (São Paulo). Coordenação do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.

29/01
9h - Oficina Descentralização, Participação Popular e Gestão Local: Alcance e Limites para o Desenvolvimento Social
Participação dos prefeitos Edmilson Rodrigues (Belém), Fernando Pimentel (Belo Horizonte), Patrick Braouezec (Saint Denis/França), Angel Merino i Benito (Sant Feliu de Llobregat/Espanha), Carlos Diaz Redondo (Cartagena de Indias/Colombia). Coordenação do ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, Freddy Thielemans (Bruxelas/Bélgica).

9h - Ofcina O Governo Local e Agenda 21: Como Construir uma Política de Desenvolvimento Autosustentada
Participação do ministro francês de Economia Solidária, Guy Hascöet, conselheiro de Meio Ambiente de Veneza, Paolo Cacciari, presidente da Região Toscana na Itália, Claudio Martini, assessor da Secretaria de Assuntos Federativos do Gabinete da Presidência do Brasil, Aspasia Camargo, prefeito de Setúbal, em Portugal, Carlos Souza, e prefeito de Caxias do Sul, Gilberto Pepe Vargas. Coordenação do prefeito de Uberlândia, Zaire Rezende.

14h - Oficina Financiamento da Cidade e Alternativa ao Ajuste Fiscal: Gestão Financeira e Captação de Recursos - Limites e Possibilidades
Participação de prefeito de Rosário, na Argentina, Hermes Juan Binner, secretário da Fazenda de São Paulo, João Sayad, prefeita de Maceió, Katia Born Ribeiro, responsável de Relações Internacionais da FMCU/França Marcelo Nowerstern, prefeito de Aracajú, Marcelo Deda, prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Paloci, prefeito de Budapeste, Gabor Denszky, e prefeito de Caracas, Freddy Bernal Rosales. Coordenação do secretário da Fazenda de Porto Alegre, José Eduardo Utzig.

14h - Oficina Globalização e Reflexo nas Cidades: Pobreza Urbana, Concentração de Conhecimento e Exclusão Digital - Diagnóstico e Indicadores
Participação de prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, representante do programa de Gestão Urbana (PGU) da Organização da Nasções Unidas (ONU) para a América Latina e Caribe, Yves Cabannes, prefeito de São Luís, Jackson Lago, vice-prefeito de Lyon/França, Hubert Julien Lafarriere, e prefeito de Getafe/Espanha, Pedro Castro Vázquez. Coordenação da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wrana Panizzi.


30/01
9h - Oficina Gênero, Etnias e Religiosidade: Políticas de Inclusão na Cidade Multicultural
Participação de prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, vice-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, prefeito de Rio Claro, Claudio de Mauro, e prefeito de Van, na Turquia, Sahabettin Ozarslaner. Coordenação do vice-prefeito de Porto Alegre, João Verle.

9h - Oficina Segurança Cidadã na Cidade Democrática: Exclusão Social e Violência Urbana
Participação de professor da UFRGS José Vicente Tavares dos Santos, governador do Estado de Chiapas, no México, Pablo Mendiguchia, prefeita de Campinas, Izalene Tiene, prefeito de Maputo, em Moçambique, Artur Hussene Canana, e prefeito de Guarulhos, Elói Pietá. Coordenação do consultor de políticas de segurança da prefeitura de Porto Alegre, Luis Eduardo Soares.

11h - Palestra especial Globalização, Corrupção e Crime Organizado, com o juiz espanhol Baltazar Garzon, autor do processo que responsabilizou o o general Augusto Pinochet por crime contra a humanidade. O debatedor é o deputado italiano Pietro Folena. Coordenação do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.

14h - Oficina Educação e Eqüidade: A Experiência das Cidades Educadoras
Participação de secretária da Educação de Barcelona, Marina Subirats, prefeita de Olinda, Luciana Santos, prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães, secretário do Conselho de Administração de Havana, em Cuba, Teresa Serra, ministro francês da Educação, Jean-Luc Mélenchon (a confirmar)e prefeito de Genova, na Itália, Giuseppe Pericu. Coordenação do secretário de Educação de Porto Alegre, Eliezer Pacheco.

14h - Oficina Cooperação e Combate à Pobreza: O Papel dos Governos Locais, Regionais e Nacionais e a Participação dos Organismos Internacionais
Participação de ministro da Cooperação da França, Charles Josselin, prefeito de Genebra, na Suíça, Manuel Tornare, prefeita de Badalona, na Espanha, Maite Arqué Ferrer, coordenador regional do Programa de Desenvolvimento Municipal para o Centro Oeste Africano, em Benin, Jean Pierre Elong Mbassi, prefeito de Santa Maria, Valdeci de Oliveira, e vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, nos EUA, Mats Karlsson. Coordenação da economista Claudia Costin.

16h - Conferência Magna Uma Alternativa ao Modelo Neo-liberal, com Jean-Pierre Chevènement (França). O debatedor é o deputado José Dirceu (PT). Coordenação do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.

17h - Conferência pela Paz
Conferencistas: prefeito de Montevidéu, Mariano Arana, prefeito de Barcelona, na Espanha, Joan Clos, presidente da Federação Mundial das Cidades Unidas (FMCU) e presidente da província de Turim, na Itália, Mercedes Bresso, prefeito de Phnom Penh, em Camboja, Than Sina, e prefeito de Genebra, na Suíça, Manuel Tornareo. Coordenação do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.

18h - Plenária Final
Discussão e aprovação do documento de Princípios da Articulação das Cidades Pela Inclusão Social

 

<< Voltar

A programação foi divulgada pela organização do FSM e está sujeita a alterações