| 31/10/2005 14h07min
Os turistas que estiverem na Argentina durante a IV Cúpula das Américas, entre 4 e 5 de novembro, poderão se somar, graças à iniciativa de uma ONG norte-americana, à mobilização oposta à reunião.
A ONG Global Exchange, com sede nos Estados Unidos, oferece através de sua página web a oportunidade de participar da III Cúpula dos Povos. O encontro, impulsionado por 500 organizações sociais, políticas e sindicais, será inaugurado amanhã em Mar del Plata, a mesma cidade que sediará a Cúpula das Américas, encontro entre 34 presidentes do continente americano.
Além de 140 mesas, foros e atividades culturais previstas, a maior expectativa está em uma manifestação de repúdio à presença do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que acontecerá na próxima sexta. Por pouco mais de US$ 1,3 mil, a ONG dá aos interessados a possibilidade de participar de todas as atividades previstas na "contra-cúpula", mas também de conhecer de perto, através do que chamam de um "reality tour", as peculiaridades dos movimentos sociais da Argentina.
Encontros com líderes piqueteiros (como são conhecidos no país os desempregados que bloqueiam ruas em sinal de protesto), a visita a uma fábrica recuperada controlada por uma cooperativa de trabalhadores, ou o contato com a associação de Avós da Praça de Maio, são alguns dos passeios oferecidos aos turistas. O itinerário turístico particular inclui, além disso, a opção de conversar com economistas argentinos para analisar as possíveis alternativas para lutar contra a pobreza que, segundo os últimos dados oficiais correspondentes ao primeiro semestre do ano, afeta 38,5% da população urbana.
A oferta "social" da Global Exchange, intitulado "Visite a Argentina depois do colapso das políticas neoliberais", se funde com projetos culturais, já que a outra face do "pacote" turístico promete espetáculos de tango, atividades culturais e inclusive uma visita às famosas Cataratas do Iguaçu.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.