| 31/10/2005 13h39min
Na Argentina, 67,5% da população concorda com a realização da IV Cúpula das Américas no país, mas mais da metade teme atentados, de acordo com uma pesquisa publicada hoje pelo jornal Página12. A pesquisa, exclusiva para a publicação, confirma ainda a majoritária rejeição dos argentinos à presença do presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, na reunião que começa na sexta em Mar del Plata, 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, e que durará dois dias.
Também mostra que seis em cada 10 argentinos estão "em desacordo ou muito em desacordo" com a visita de Bush, e um percentual semelhante rejeita a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), defendida pelos Estados Unidos.
Somente 10% da população do país deseja uma política externa mais próxima da Casa Branca, disse o autor da pesquisa, Enrique Zuleta Puceiro, da empresa de consultoria Opinião Pública, Serviços e Mercados (OPSM).
Puceiro afirmou que a rejeição a Bush não surpreende devido à imagem muito negativa de sua política para o Iraque, a pobreza e a má gestão vista na assistência às vítimas do furacão Katrina em Nova Orleans. O pesquisador disse que também não se espantou com o apoio dos argentinos ao Mercosul, no lugar da Alca.
– Na sociedade argentina, há uma disseminação muito importante do conceito de integração latino-americana – observou Puceiro depois de explicar que "a população acredita que a Alca é uma espécie de política de subordinação aos Estados Unidos".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.