| 17/10/2005 18h30min
Foram instaurados no Conselho de Ética na Câmara, por volta das 18h, os processos contra 11 dos 13 deputados citados no relatório preliminar das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) dos Correios e do Mensalão. Dois dos acusados, José Borba (PMDB-PR) e Paulo Rocha (PT-SP) renunciaram momentos antes do início da sessão.
Os relatores dos processos contra os 11 deputados serão sorteados amanhã, às 10h. Os relatores não podem pertencer ao mesmo partido nem ao mesmo Estado do acusado. Às 14h30min, será lido o parecer de Júlio Delgado (PSB-MG) sobre o processo contra o ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP).
O processo do PT contra o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) foi encaminhado à Mesa para numeração e será instaurado pelo Conselho de Ética assim que for devolvido.
Borba e Rocha foram os primeiros dos 13 deputados acusados de envolvimento no esquema do mensalão a renunciar. A lista original de parlamentares envolvidos com corrupção tinha mais seis nomes, mas como José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PP-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG) já respondem a processo no Conselho de Ética, foram excluídos do último documento. Outros dois deputados – Waldemar Costa Neto (PL-SP) e Carlos Rodrigues (Bispo Rodrigues, PL-RJ) – já renunciaram e Roberto Jefferson (PTB-RJ) já foi cassado. AGÊNCIA CÂMARAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.