Notícias

 | 03/01/2002 22h53min

Tite inicia trabalho de motivação visando à Libertadores

Tite (foto) começou a motivar o grupo gremista para a Libertadores já nesta quinta-feira, no vestiário, durante a apresentação dos jogadores – dentre eles, os quatro reforços já contratados. Num discurso breve, contundente e performático, o treinador conclamou um por um a mostrar o mesmo espírito que levou o Grêmio a dois títulos e à segunda fase do Brasileirão em 2001. A formação do grupo para 2002 deve começar pelos jogadores que terminaram a última temporada, para privilegiar o entrosamento em campo.

Dos 34 jogadores ainda vinculados ao Grêmio que eram aguardados, apenas o centroavante Adão, devolvido pelo Peñarol (URU) não compareceu nem apresentou justificativa. O zagueiro Marinho, que ainda não renovou contrato, também não apareceu. Já o volante Itaqui, que ainda negocia seu destino e estaria na mesma situação, esteve no Olímpico com os demais.

Ao tomar a palavra para se dirigir aos jogadores, Tite começou lembrando a apresentação no início de 2001, quando ele próprio precisou se apresentar ao grupo. Falou também das metas que estabeleceu em um cartaz mostrado para os jogadores naquela época. Uma delas era transformar o Grêmio no melhor clube brasileiro. Numa amostra do carisma de vestiário que motivou o grupo no ano passado, Tite arrematou lembrando a pesquisa realizada pelo jornal uruguaio El País, que apontou o Grêmio como o melhor time brasileiro em 2001.

Ao projetar as conquistas futuras, o treinador lembrou que na outra apresentação havia batido no peito de cada jogador, indicando a força que cada um tinha para contribuir com o grupo, e repetiu o gesto. Tocou cada um dos atletas, dispostos em arco à sua frente. Começou cutucando o peito de cada um com dois dedos, mas terminou a fila batendo firme com a mão aberta. Enquanto ele passava pelo lado esquerdo, o jovem Fernando, vindo do Juventude, virou-se para o lateral-esquerdo Roger e perguntou:

– Ele vai passar por aqui também?

A resposta não tardou e Fernando recebeu um tapa no peito, como todos, ao lado de um Pablo Hernández surpreso e de olhos arregalados. O discurso intenso não foi ensaiado, de acordo com Tite, adepto da espontaneidade no trato com o grupo.

Os jogadores serão submetidos a testes físicos e médicos nesta sexta-feira. Um grupo de aproximadamente 25 integrantes será selecionado para viajar a Canela, no próximo domingo, para a pré-temporada. Com a complicação das negociações para manutenção de Rubens Cardoso, o Grêmio retoma as negociações para contratação de um lateral-esquerdo, a prioridade do momento. O Santos, a quem está ligado o vínculo do lateral, não aceitou o empréstimo de Nenê em troca do jogador e impôs a condição de ter o centroavante Cláudio, mas o Grêmio não pretende negociar o jogador.

Outra novidade na apresentação foi o meia Bruno, 17 anos, destaque das categorias de base do Grêmio. Devido a uma lesão no braço esquerdo, ele não vai viajar para a disputa da Copa São Paulo de Juniores. Em vez disso, pode embarcar para Canela com o grupo principal, aproveitando a primeira metade da pré-temporada para se dedicar a exercícios de fisioterapia – há cerca de um mês, o jogador retirou o gesso que envolvia o braço, mas ainda tem problemas para movimentar o pulso. Com passagem pela seleção sub-17, Bruno é considerado a maior promessa surgida no Olímpico desde Ronaldinho. O jovem tem contrato até 2004 com o Grêmio e ganha aproximadamente R$ 2 mil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.