| 19/08/2005 21h27min
O secretário-geral do PT Ricardo Berzoini concentrou hoje a culpa pela crise em seu partido no ex-tesoureiro Delúbio Soares e pediu o afastamento dos parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão. Estão envolvidos nas denúncias os deputados petistas José Dirceu (SP) João Paulo Cunha (SP), João Magno (MG), Josias Gomes (BA), José Mentor (SP) e Professor Luizinho (SP).
Segundo Berzoini, a culpa pela crise cabe ao Delúbio Soares como responsabilidade pessoal e ao ex-presidente José Genoino por ter se omitido a acompanhar a gestão de maneira adequada. O secretário-geral foi ao diretório nacional do partido, em São Paulo, para participar da reunião da Comissão de Ética, que ouviu hoje as cinco testemunhas arroladas por Delúbio que não puderam comparecer à reunião que ocorreu na terça.
Ao comentar as declarações de Delúbio em depoimento à CPI do Mensalão, Berzoini disse que tudo deve ser verificado. Delúbio afirmou que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu sabia dos empréstimos obtidos com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, suspeito de ser um dos operadores do suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares.
– Até agora, tem tanta contradição nos depoimentos, que não se pode dizer que esta declaração está correta ou que outra está incorreta – disse o secretário-geral do PT.
Berzoini pede o afastamento de José Dirceu da chapa de Tarso Genro, que concorrerá à presidência do PT no dia 18 de setembro. Segundo o secretário-geral da sigla, a saída não representaria julgamento antecipado:
– Ninguém sabe ainda qual o desfecho das investigações, mas nesse momento a permanência na chapa gera especulações políticas que não ajudam – afirmou.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.