| 26/02/2004 21h20min
Cerca de 70 funcionários de uma casa de Bingo de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, reuniram-se no Centro da cidade nesta quinta, dia 26, para protestar contra a medida provisória que, há uma semana, proíbe o funcionamento dos estabelecimentos em todo o país.
Empunhando faixas, o grupo bloqueou por alguns minutos a rua Tijucas, uma das mais movimentadas da cidade. A casa de bingo em questão existe há pouco mais de uma semana.
O estabelecimento, que custou R$ 900 mil aos proprietários, emprega 100 pessoas. Agora, devido à decisão do governo federal, as vagas podem ser extintas.
– Nossos advogados estão tentando reverter o efeito da medida provisória. Até este momento, não conseguimos parecer favorável. Se continuarmos fechados mais uma semana, teremos que demitir todos os funcionários – disse o gerente administrativo, Sandro da Silva.
No mesmo dia, em Lages, no Planalto Serrano, o calçadão da praça João Costa, no Centro da cidade, ficou tomado por cerca de 120 funcionários de bingos e videoloterias que também fizeram protestos em defesa de seus empregos.
Walter Quadros, um dos organizadores do ato, disse que a passeata serve para alertar a população das conseqüências que podem surgir com a permanência da decisão presidencial.
– Serão milhares de pessoas desempregadas – disse Quadros.
Munidos de faixas, cartazes, apitos, cornetas, tambores e panfletos, os manifestantes fizeram uma assembléia lamentando o possível fechamento de 360 mil postos de trabalho nos bingos de todo o país.
Além da manifestação, os funcionários distribuíram à população cópias de um ofício que será encaminhado ao governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira (PMDB).
O documento ressalta a indignação da categoria e pede auxílio para tentar reverter a situação junto ao governo federal.
Depois, seguiram de forma ruidosa até a Delegacia do Trabalho, onde finalizaram a passeata.
As informações são do Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.