| 20/05/2002 21h24min
O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, aprovou a indicação do nome de Luiz Francisco Corrêa Barbosa (PTB), o Barbosinha, para compor a chapa do candidato do partido ao governo, José Fortunati.
O aval de Brizola foi transmitido nesta segunda-feira, 20 de maio, à cúpula nacional do PTB, durante almoço no Rio. Antes de se reunir com o comando do PTB, porém, Brizola conversou por telefone com o presidente estadual do PDT, deputado Vieira da Cunha.
– Brizola disse que está satisfeito e que a indicação de Barbosinha foi positiva já que se trata de um homem honrado capaz de agregar os dois partidos. Pela primeira vez, vejo com otimismo os rumos da aliança trabalhista no Rio Grande do Sul – afirmou o vice-presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ).
Durante a reunião com Brizola, que teve a presença do presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR), foram acertados detalhes das convenções nacionais dos dois partidos, que serão realizadas no dia 10 de junho, em Pindamonhangaba – cidade natal do candidato à Presidência pela Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS) –, interior de São Paulo. Até lá, os dois partidos devem definir o vice de Ciro. Pelo acordo, cabe ao PTB indicar o nome. Segundo Jefferson, há duas possibilidades: Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, e o deputado Walfrido Mares Guia, ex-vice-governador de Minas Gerais. Setores do PTB desconfiam que Brizola postula a indicação.
Sobre a questão gaúcha, Jefferson acredita que até quarta-feira – data do aniversário de Martinez, que será comemorado em Brasília –, as direções estaduais do PDT e PTB fechem definitivamente um acordo. Segundo ele, não há motivos para discórdias, já que na convenção nacional serão definidas as diretrizes da aliança entre os dois partidos, que disputarão as eleições coligados em todos Estados.
A aliança na eleição proporcional é o único problema que ainda não foi resolvido no Rio Grande do Sul. Nesta segunda, porém, houve avanços durante uma reunião entre Vieira da Cunha e os deputados petebistas Sérgio Zambiasi e Edir Oliveira.
– É o derradeiro nó que ainda precisa ser desatado, mas há uma disposição do PTB em discutir o assunto. Não vejo os prejuízos alegados pelo PTB. As nominatas se equivalem em termos de expressão eleitoral. Estamos dispostos inclusive a discutir os candidatos conjuntamente – afirmou Vieira da Cunha.
KLÉCIO SANTOSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.