| 28/01/2005 13h14min
No que depender do presidente nacional do PT, José Genoino, a reforma política deve ser proposta pelo governo federal ainda em 2005.
– Nosso compromisso é fazer a reforma política ainda neste ano, para estar em funcionamento já em 2006 – disse Genoino em uma plenária de militantes petistas nesta sexta, dia 28, no quinto Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.
Para Genoino, o ponto central da reforma será a definição do financiamento público das campanhas, com limites diferenciados para gastos nas candidaturas proporcionais e majoritárias. A medida deve estar condicionada à obrigatoriedade da manutenção da civilidade partidária.
Na opinião do petista, as regras sobre alianças partidárias e a chamada cláusula de barreira não devem prejudicar os partidos pequenos, mas há necessidade de critérios capazes de limitar as alianças feitas com interesse nos espaços dos programas eleitorais gratuitos.
O dirigente defendeu a urgência na alteração do sistema eleitoral e considerou as regras que disciplinaram o processo de 2004 como "arcaicas e favoráveis ao abuso do poder econômico".
– Se o PT mantiver o sistema eleitoral brasileiro como está, pode sofrer com os seus reflexos negativos – concluiu Genoino.
As informações são da agência Reuters.
Veja as galerias de fotos do Fórum Social Mundial.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.