| 24/11/2003 12h12min
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, e o presidente da França, Jacques Chirac, reuniram-se nesta segunda, dia 24 em Londres, para discutir a reconstrução do Iraque. Chirac foi recebido pela guarda de honra dos britânicos antes de encaminhar-se para o gabinete de Blair, onde permaneceu por cerca de três horas. O primeiro-ministro francês, Pierre Raffarin, também participou das conversas.
O encontro dos dois líderes aconteceu dias depois da visita à Grã-Bretanha do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. A cúpula testará a capacidade de Blair de funcionar como uma ponte entre os europeus e os norte-americanos. Chirac foi o crítico mais incisivo da guerra contra o Iraque deflagrada pelos EUA com o apoio da Grã-Bretanha.
Muitos esforços vêm sendo feitos para reaproximar os dois lados, mas o nível de tensão continua alto, em virtude do Iraque e de outros assuntos, como os planos franco-alemães de criar uma força de defesa para a Europa, algo que os EUA não vêem com bons olhos. A França e a Alemanha pretendem também montar uma base de operações e planejamento para a força. A Grã-Bretanha opõe-se a essa medida.
Blair e Chirac devem conversar ainda sobre a chamada "guerra contra o terrorismo" e a nova Constituição da União Européia (UE), elaborada para acomodar os 10 novos integrantes do bloco. Segundo o premiê britânico, a participação da Grã-Bretanha na UE e seu relacionamento especial com os norte-americanos são dois pilares sobre os quais pretende firmar seus esforços para aproximar a Europa dos EUA. O bloco econômico e a superpotência, no entanto, desentendem-se atualmente sobre vários assuntos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.