| 22/11/2003 15h54min
Um brasileiro integra a lista dos candidatos a ocupar o cargo de alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, vaga que até agosto era ocupada por Sérgio Vieira de Mello. O servidor das Nações Unidas morreu em Bagdá, capital do Iraque, num atentado terrorista.
A decisão sobre quem ocupará o posto será tomada em meados de dezembro pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que tem uma lista com cerca de 20 nomes. A eventual escolha de Paulo Sérgio Pinheiro, ex-secretário de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso, poderia ocorrer em razão de seu prestígio internacional na defesa de direitos humanos.
O brasileiro é o atual relator da ONU para Mianmar, no sudeste asiático, e já conseguiu que vários presos políticos fossem liberados pelo governo local.
No início deste ano, Pinheiro foi escolhido para liderar um estudo sobre como combater a violência contra crianças. O trabalho será usado pela ONU como um guia para orientar países a implementarem leis que respeitem os direitos das crianças.
Além de Pinheiro, a lista que estaria nas mãos de Annan tem personalidades como o francês Bernard Kouchner, fundador da entidade Médicos sem Fronteiras.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.