| 04/11/2003 20h17min
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan pediu nesta terça, dia 4, a 16 personalidades mundiais que identifiquem ameaças à paz e à segurança mundiais e sugiram formas de adaptar a entidade a elas.
A chamada Comissão de Alto Nível sobre Ameaças, Desafios e Mudança será presidida pelo ex-primeiro-ministro tailandês Anan Panyarachun. Entre seus membros está o brasileiro João Clemente Baena Soares, que já foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e atualmente ocupa uma vaga na Comissão de Direito Internacional da ONU, em Genebra.
Annan apresentou os planos para a comissão em discurso à Assembléia Geral da ONU, em setembro, logo depois do atentado contra a sede da entidade em Bagdá, que matou 22 pessoas, inclusive o chefe da missão, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ele disse na ocasião que ignorar a ONU para travar uma guerra no Iraque ou em qualquer outro lugar é uma atitude que coloca em xeque toda a estrutura de ação coletiva posta em prática pela comunidade internacional logo após a Segunda Guerra Mundial.
– Excelências, chegamos a uma encruzilhada. Este pode ser um momento não menos decisivo do que 1945, quando as Nações Unidas foram criadas – disse Annan no discurso.
A comissão deve analisar também temas econômicos e sociais que tenham reflexos sobre a questão da paz e da segurança.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.