| hmin
Tropas dos Estados Unidos atacaram supostos alvos da guerrilha em Bagdá com morteiros, artilharia e bombardeiros nesta quinta, dia 13, na segunda noite de uma operação de repressão aos grupos que resistem à ocupação norte-americana.
O som das explosões e dos tiros ecoou pela cidade, e o céu de Bagdá ficou iluminado. Um porta-voz militar disse que três locais foram bombardeados, inclusive um prédio supostamente usado na quarta-feira pelos rebeldes para lançar foguetes contra os soldados dos EUA.
As ações fazem parte da Operação Martelo de Ferro, uma ofensiva contra os guerrilheiros cujos ataques em Bagdá são cada vez mais freqüentes.
– Vamos procurar os locais que o inimigo está usando para lançar ataques – disse o capitão David Gercken, da Primeira Divisão Blindada do Exército.
– Estamos garantindo que eles não tenham um lugar para se reunir, não tenham um lugar para planejar ataques nem para guardar armas. Não haverá abrigo para eles.
Ele disse que unidades de ar e de terra atingiram pontos perto do aeroporto internacional, ao sul de Bagdá, perto da prisão de Abu Graibh, na periferia oeste, e uma área na zona leste da capital.
Na quarta, um bombardeiro AC-130 Spectre destruiu um depósito de Bagdá que supostamente era usado pelos guerrilheiros como central de planejamento. Em outro incidente, dois iraquianos morreram nos disparos de um helicóptero sobre um veículo que teria sido usado para lançar morteiros.
Nos últimos dez dias, há frequentes ataques noturnos contra a sede da administração norte-americana em Bagdá. Desde 1º de maio, quando a Casa Branca declarou o fim da fase de combates no Iraque, pelo menos 156 militares norte-americanos já foram mortos em ações hostis.
– A Operação Martelo de Ferro vai continuar nesta noite, amanhã e nos próximos dias – disse Gercken.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.