| hmin
Soldados norte-americanos dispararam contra um carro de um membro do Conselho de Governo do Iraque na quarta, dia 12, ferindo o motorista dele. Um comunicado divulgado pelo conselho informou que o clérigo muçulmano xiita Mohammad Bahr al-Uloum escapou ileso do incidente. As forças dos Estados Unidos teriam confundido o carro com um veículo roubado, quando ele passava por uma ponte sobre o Rio Tigre, em Bagdá.
– Um porta-voz das forças dos EUA pediu desculpas ao sr. Bahr al-Uloum e ao Conselho de Governo e disse que uma investigação estava em andamento – disse o comunicado.
O intelectual, já idoso, voltou do exílio em Londres e assumiu uma cadeira no Conselho, indicado pelos EUA. Ele tem feito críticas à política norte-americana no Iraque, defendendo um papel maior dos iraquianos na segurança do país.
No início desta semana, as forças dos EUA mataram a tiros o prefeito da cidade de Sadr, no subúrbio de Bagdá, dizendo que ele se recusou a parar em uma blitz e tentou tirar um revólver de um soldado. Em setembro, soldados norte-americanos abriram fogo contra o carro de um diplomata italiano que ocupa uma posição de destaque na administração liderada pelos EUA, matando o motorista do automóvel. O diplomata escapou ileso.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.