| hmin
O chefe do Conselho de Governo do Iraque, Jalal Talabani, pediu nesta quarta, dia 12, a rápida instalação de um governo provisório para conter os argumentos de que o país está sob uma maligna ocupação norte-americana.
Conforme Talabani, as acusações de que os Estados Unidos estão saqueando o Iraque se provaram falsas pela recente aprovação no Congresso norte-americano do pacote de ajuda de reconstrução no valor de US$ 18 bilhões.
Os EUA pediram a elaboração e a aprovação de uma constituição por referendo antes da realização de eleições de um governo iraquiano soberano. A idéia de um governo provisório para acelerar a transferência de poder a iraquianos, no entanto, cresceu recentemente, enquanto os EUA tentam lidar com os ataques guerrilheiros contra suas forças, principalmente na região central do Iraque.
Talabani disse que gostaria de ver um governo provisório tão logo os debates entre membros do conselho e a administração liderada pelos EUA sejam encerrados. O conselho deverá se reunir ainda nesta quarta-feira para debater o tema constitucional.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.