| hmin
O parlamento palestino ratificou nesta quarta, dia 12, um novo gabinete liderado pelo primeiro-ministro Ahmed Korei, medida considerada crucial para a retomada do plano de paz apoiado pelos Estados Unidos. Após semanas de turbulência política, parlamentares aprovaram o conjunto de ministros, cuja maioria é formada por políticos leais ao presidente palestino, Yasser Arafat.
Conforme declarações de Korei, o novo governo manterá o controle da segurança – ponto importante do plano de paz apoiado pelos Estados Unidos – nas mãos do presidente Yasser Arafat. O primeiro-ministro disse no domingo, dia 9, que seu candidato para o ministério do Interior, o general pró-reformas Nasser Yousef, não assumirá o cargo. O posto ficará com Hakam Balawi, aliado de Arafat, que controlará a polícia, a defesa civil e o serviço de segurança preventiva.
Os outros cinco serviços de segurança palestinos serão controlados por um conselho nacional presidido por Arafat, acusado por Israel e pelos Estados Unidos de fomentar a violência nos três anos de levante.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.