| hmin
Um helicóptero norte-americano Black Hawk caiu perto de Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, nesta sexta, dia 7, matando pelo menos quatro militares a bordo. Foi o segundo incidente fatal com um helicóptero dos EUA em cinco dias.
– Aproximadamente às 9h (4h em Brasília) desta manhã um Black Hawk UH-60 caiu – disse Josslyn Aberle, major da 4ª Divisão de Infantaria. – A esta altura, não sabemos se foi por um problema técnico ou por outra razão.
Outros helicópteros sobrevoavam os destroços do Black Hawk, nos arredores de Tikrit, um reduto do sentimento antiamericano no Iraque. Esse modelo é o mais usado pelos EUA na linha de combate. Ele pode levar até 11 soldados e também é utilizado para resgates médicos.
No último domingo, dia 2, combatentes abateram um helicóptero Chinook a oeste de Bagdá, matando 16 soldados que saíam de licença. Foi o ataque individual mais letal contra os EUA desde o começo da guerra.
Outro Black Hawk havia sido derrubado em 25 de outubro, quando os guerrilheiros atingiram um de seus motores com uma granada lançada por foguete. O helicóptero fez um pouso de emergência e todos os seus cinco ocupantes fugiram antes que ele pegasse fogo.
Em Mosul, também no norte do Iraque, uma emboscada contra um comboio matou um soldado e feriu seis nesta sexta, segundo a sargento Kelly Tyler, da 101ª Divisão Aerotransportada. Em outro ataque, uma bomba explodiu em uma estrada, ferindo três soldados.
Com a emboscada, já são pelo menos 140 militares dos EUA mortos em ação desde 1º de maio, quando Washington declarou que a fase dos principais combates estava encerrada. Entre março e abril, 114 militares morreram vitimados por ataques.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.