| hmin
Os militares norte-americanos acreditam que Saddam Hussein esteve há pouco tempo perto de sua cidade natal, Tikrit, e lidera um grupo de resistência contra a ocupação dos Estados Unidos. A afirmação foi feita nesta segunda, dia 13, no Iraque, pelo o major Troy Smith, oficial da 1ª Brigada da 4ª Divisão de Infantaria.
– Temos indicações claras de que Saddam esteve aqui recentemente. Se eu sei onde ele está? Não – disse.
Smith acrescentou que o ex-presidente ainda pode estar na região de Tikrit, cerca de 150 quilômetros ao norte de Bagdá. Ele se recusou a fornecer detalhes, mas disse que moradores contaram às forças dos EUA que Saddam estava na área. Durante uma entrevista coletiva, Smith afirmou que a região no entorno de Tikrit é o último bastião de Saddam e seus seguidores.
– É realmente a última área que ele (Partido Baath, de Saddam) tem – disse.
O major disse que os rebeldes liderados por Saddam estão pagando por ataques contra forças dos EUA, em geral contratando pessoas com pouca experiência com armas. Ele afirmou ainda que os combatentes mudaram de tática e passaram a colocar bombas nas estradas e lançar granadas por foguetes e morteiros.
Nesta segunda, mais um soldado dos EUA morreu em um ataque com granada na cidade de Tikrit, elevando para 96 o número de militares norte-americanos mortos em ataques no Iraque desde 1º de maio, quando o presidente George W. Bush declarou o fim dos principais combates.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.