| hmin
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse neste domingo, dia 7, esperar que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) expanda suas operações de paz para além da capital do Afeganistão, mas que a segurança do país é, em última análise, responsabilidade afegã.
Rumsfeld falou durante uma breve visita ao Afeganistão, que coincidiu com o aumento dos ataques violentos da milícia talibã. Em Cabul, houve manifestações contra a presença no país de forças lideradas pelos EUA. Alguns, descontentes com o fracasso do presidente afegão, Hamid Karzai, de levar segurança a várias regiões do país, pediram a volta do Talibã.
O governo afegão, a Organização das Nações Unidas e agências de ajuda humanitária há muito vêm pedindo a expansão das forças de paz para fora de Cabul, e as esperanças de que isso venha de fato acontecer aumentaram desde que a Otan assumiu o comando da Força Assistente de Segurança Internacional (Isaf, na sigla em inglês), em agosto.
– Eu concordo totalmente que a expansão da Isaf será uma boa coisa. Mas, em última análise, a segurança no Afeganistão é uma responsabilidade do povo afegão – disse Rumsfeld durante entrevista coletiva junto com Karzai.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.