| hmin
Nove soldados e policiais do Afeganistão foram mortos por ataques de guerrilha do Talibã. A ação, noticiada nesta segunda, dia 1º, ocorre no momento em que os Estados Unidos anunciam uma nova operação em busca de centenas de militantes no sul daquele país.
O chefe do serviço de inteligência Província de Zabul, sul do Afeganistão, Khalil Hotak, informou que quatro policiais foram mortos nesse domingo quando vigiavam as obras de reconstrução de um estrada entre Cabul e Kandahar. Outros três foram mortos enquanto dormiam em um posto de controle na região de Tazir Abad, na mesma estrada.
Outros dois soldados afegãos e três guerrilheiros Talibãs foram mortos em conflitos na Província de Uruzgan também nesse domingo.
Os militares dos EUA, à frente da força internacional de 12,5 mil homens que caçam membros do Talibã e da rede Al-Qaeda, anunciaram o início de uma nova operação contra a maior concentração de forças terroristas desde a queda do regime islâmico, em 2001.
A "Operation Mountain Viper'' começou no último sábado no distrito de Dai Chopan, em Zabul, com bombardeios de posições militantes. O coronel Rodney Davis afirmou em Bagram, sede dos EUA no Afeganistão, que soldados e forças especiais norte-americanos serão enviados para ajudar tropas do Afeganistão a combaterem mais de mil guerrilheiros do Talibã, com apoio de aeronaves.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.