| 07/04/2003 22h17min
O general norte-americano Tommy Franks fez uma rápida visita ao Iraque nesta segunda, dia 7, para cumprimentar suas tropas e demonstrar seu controle sobre a maior parte do país. Foi sua primeira viagem ao Iraque desde que as forças da coalizão anglo-americana, lideradas por ele, invadiram o país, há quase três semanas. Ele não visitou Bagdá – o mais perto que chegou da capital foi 145 quilômetros, quando visitou a cidade de Najaf, ao Sul.
Com uma pistola Beretta de nove milímetros enfiada no cinto, Franks fez uma escala no sul do Iraque para visitar os comandantes britânicos responsáveis pela batalha em Basra, agora quase terminada, antes de voar até Najaf para reunir-se com oficiais americanos durante sua viagem de sete horas.
Ele ficou animado, não só com as boas notícias vindas do campo de batalha, mas também pela calorosa recepção que teve por parte dos civis em Najaf, que foi palco de batalhas violentas há apenas alguns dias.
Crianças e adultos nas ruas abanavam e gritavam palavras de apoio à medida que seu comboio percorria as ruas.
– O que pude ver em Najaf foi muito poderoso, não só pelos militares, mas nas ruas (...) lá tive alguma idéia a respeito do tempo que essa guerra deve durar – disse ele.
Ele, assim como sua equipe, levou sua roupa contra armas químicas, mas não a vestiu.
Mas nem todas as notícias foram boas. Comandantes do campo de batalha disseram a Franks que cidades como Hilla, onde a maior parte da população é muçulmana sunita, como Saddam Hussein, ainda apresentam resistência.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.