| 07/04/2003 07h06min
Forças dos Estados Unidos entraram no coração de Bagdá nesta segunda, dia 7, e em dois palácios do presidente Saddam Hussein, mas disseram que a operação não pretende controlar território. O Iraque disse que os invasores estão "cometendo suicídio'' às portas da capital.
O repórter da Reuters Khaled Oweis disse que forças iraquianas estão bloqueando muitas pontes sobre o rio Tigre. Guardas Republicanos estão defendendo prédios de ministérios com granadas impulsionadas por foguetes.
– Bagdá está segura – disse a repórteres o ministro da Informação, Mohammed Saeed al-Sahaf, no hotel Palestine (centro da cidade), enquanto uma tempestade de areia amarela encobria Bagdá.
Ele disse que colunas dos EUA estão sendo "massacradas.'' Enquanto ele falava, tanques dos EUA podiam ser vistos no outro lado do rio Tigre. Mais cedo, dois tanques dos EUA foram vistos entrando em um palácio na margem ocidental do rio Tigre, provocando reação de tropas iraquianas. O palácio foi atingido por morteiros, que lançaram colunas de fumaça branca ao ar.
Não houve informação sobre o paradeiro de Saddam. É improvável que ele esteja perto de seus palácios oficiais, que sofreram pesados bombardeios nas últimas três semanas.
Com aviões A-10 "destruidores de tanques'' e aeronaves de reconhecimento não-tripuladas nos céus de Bagdá, tanques e veículos blindados entraram no centro da cidade após o amanhecer. Uma autoridade do Pentágono disse que o ataque foi uma ''demonstração de força,'' mas que seria uma "hipérbole'' chamá-lo de batalha por Bagdá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.