Emergência em SC | 04/12/2008 22h39min
Quem teve a casa danificada pela enxurrada em Santa Catarina e espera ter ressarcimento do seguro residencial, encontrará mais problemas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Santa Catarina (Sincor-SC), Odair Rovers, casos de enchente estão incluídos somente nos seguros com financiamento habitacional.
Segundo Rovers, o prejuízo de um desmoronamento não consta no plano básico, que se refere a incêndios, raios e explosões, e é coberto apenas mediante um pagamento adicional, que inclui roubo, danos elétricos, vendaval e granizo.
— Esta última é aceita em pouquíssimas seguradoras, com limitação de valores, sendo que a aceitação da proposta fica condicionada à inspeção a ser realizada no local de risco — afirma o presidente.
Veículos
Por outro lado, Rovers diz que os danos com veículos submersos são ressarcidos pela seguradoras. Ele afirma que "todas as intempéries da
natureza, como granizo e vendaval, estão automaticamente
incluídas".
— Com poucas diferenças entre uma e outra, normalmente elas [as seguradoras] adotam que a perda total fica caracterizada quando a água atinge o painel do automóvel — relata o presidente.
Rovers conta que um levantamento preliminar das empresas de seguros aponta que cerca de dois mil danos a veículos serão comunicados em virtude da chuva em Santa Catarina.
Caso o veículo tenha sido prejudicado, o primeiro passo é telefonar para a seguradora ou para o corretor de seguros, segundo o presidente. Ele ressalta ainda que o veículo não deve ser ligado após ser atingido pela água.
De acordo com Rovers, peritos de outros estados foram chamados para auxiliar no atendimento das seguradoras em Santa Catarina.
— Entretanto é bom lembrar o quanto as oficinas estarão sobrecarregadas, exigindo de todos um certo grau de paciência — diz.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.