| 13/11/2008 23h17min
A chuva deu uma breve trégua em algumas cidades catarinenses nesta quinta-feira. Apesar disso, em todo o Estado, 401 pessoas que tiveram a casa danificada pela chuva estão morando com amigos ou parentes (desalojadas), 168 estão em abrigos públicos (desabrigadas) e 80 estão deslocadas, de acordo com a Defesa Civil. Até agora, 32 municípios decretaram situação de emergência.
O número de deslocados foi registrado em Guaramirim e pode significar tanto uma falha no cadastro por parte da prefeitura ou a quantidade real de pessoas que terão de morar em outro local porque suas casas ficaram comprometidas, de acordo com o subtenente da Defesa Civil Edson Baú da Silva.
Uma das cidades em situação mais grave é Itapoá. No município do Litoral Norte, o número de desalojados subiu para 220 nesta quinta-feira, com 88 desabrigados.
Três homens que eram considerados desaparecidos no município voltaram para casa. Dois continuam desaparecidos. Segundo testemunhas, elas
estariam num barco, caíram e
chegaram a ficar pendurados em bóias. Mas, quando o socorro chegou, os homens já haviam desaparecido. Os bombeiros dizem que as informações sobre os desaparecidos estão confusas.
— Quem passou [as informações] pode ter se confundido, mas nós continuamos as buscas — afirmou Antônio Edival Pereira, bombeiro e comandante da Defesa Civil no município.
A preocupação da população se concentra nos rios Saí-Mirim e Saí-Guaçu, que transbordaram e deixaram a cidade ilhada. Ninguém entrava nem saía pelas estradas até o início da noite desta quinta-feira.
Não há registro de destruição de casas, mas em alguns pontos a água passou de 1,5 metro, segundo o corpo de Bombeiros. A situação de emergência foi decretada na terça-feira pela manhã. Bombeiros Militares de outros municípios estão trabalhando em Itapoá. Cestas básicas, roupas, cobertores e lonas são distribuídos pela prefeitura e a Defesa Civil.
Em Painel, na Serra Catarinense, as duas
vítimas de um acidente com um caminhão, que tombou
ao tentar atravessar um riacho, continuam desaparecidas. Apesar das chances pequenas de encontrar algum deles com vida, equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas, acompanhadas de parentes e amigos.
Em Itapoá, no Litoral Norte, 220 pessoas estão desalojadas e 88 desabrigadas
Foto:
Graer, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.