| 11/06/2008 08h49min
As 24 seleções (12 femininas e 12 masculinas) que participarão do torneio de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim tiveram definidos hoje seus respectivos grupos, após o sorteio realizado na capital chinesa. Assim como nas edições anteriores, as equipes de cada competição foram divididas em dois grupos de seis, com os quatro melhores avançando para as quartas-de-final
No torneio feminino, a seleção brasileira disputará o Grupo B, o mais difícil da competição, e enfrentará nada menos que Rússia, Itália e Sérvia já na primeira fase. Cazaquistão e Argélia completam o grupo. O Grupo A será composto por Japão, Venezuela, Polônia, Cuba, China e Estados Unidos.
No masculino, o Brasil, campeão mundial e olímpico, também ficará no Grupo B, ao lado da vice-campeã mundial Polônia, Sérvia, Alemanha, Egito e Rússia. Na Chave A jogarão Estados Unidos, Itália, Bulgária, China, Japão e Venezuela.
Segundo o vice-presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Wei Jizhong, pela primeira vez na história haverá um sorteio após a primeira fase para determinar dois dos quatro cruzamentos das quartas-de-final.
O primeiro classificado de cada grupo jogará contra o quarto classificado do outro grupo, mas as outras quatro equipes classificadas entrarão em um sorteio, evitando assim tentativas de tentar manipular a classificação para conseguir cruzamentos mais fáceis.
A China, como país anfitrião, contou com o privilégio de escolher quando jogar contra duas equipes de seu grupo, uma prática habitual em todos os grandes torneios de vôlei, segundo Wei.
O torneio de vôlei começará em 9 de agosto e terminará no dia 24, com a final masculina. Durante a primeira fase, serão jogadas seis partidas diárias, com dias alternados para os confrontos masculinos e femininos.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.