| 15/04/2008 20h37min
A Cimed, equipe de Florianópolis, vai representar Santa Catarina na decisão da Superliga Masculina de Vôlei, marcada para domingo, contra o Minas. O time da Capital chega à final batendo um forte adversário, a Tigre/Unisul, pelo placar de 3 sets a 1 (25 a 19, 25 a 17, 26 a 28 e 25 a 18). A decisão será realizada em partida única, no domingo, dia 20, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O início está previsto para as 10h, com transmissão ao vivo da Rede Globo. A entrada franca.
Cimed e Tigre/Unisul se enfrentaram cinco vezes na atual edição da Superliga, com três vitórias para o time da Capital e duas para os joinvilenses. A equipe do Norte de Santa Catarina abriu a série semifinal vencendo por 3 sets a 1, na última quinta-feira, em Florianópolis. Na segunda rodada, no último sábado, o time da capital devolveu o placar, no ginásio Ser Tigre, em Joinville (SC).
O duelo desta terça-feira colocou frente a frente os dois levantadores mais
eficientes da Superliga,
segundo as estatísticas oficiais da competição. O líder do ranking Bruninho, da Cimed, tinha 41,27% de aproveitamento. O segundo colocado, Sandro, 41,14%.
O primeiro set
Com ginásio lotado, o início do primeiro set foi de muito equilíbrio, com os dois times travando boas disputas pelos pontos. A Tigre/Unisul chegou a abrir 7 a 5, mas logo na sequência a equipe de Florianópolis reagiu e passou a frente no placar, marcando 11 a 9 e obrigando o técnico Giovani Gávio a pedir tempo.
Tomando a dianteira no placar, a Cimed precisou apenas administrar os pontos. Além disso, contou com falhas dos adversários, que foram deficientes no bloqueio e perderam a chance de virar bolas importantes.
O segundo set
O segundo set começou com vantagem da Cimed. Apoiados pela torcida e pela qualidade apresentada na etapa inicial, a equipe impôs seu jogo e aproveitou o aparente
nervosismo do adversário, que cometeu pelo menos seis erros no início da segunda
etapa.
Com tantos erros da Tigre/Unisul, coube à equipe da Capital catarinense administrar a partida e virar as bolas que poderiam dar fôlego aos rivais, abrindo até sete pontos de vantagem no decorrer do set.
O terceiro set
A equipe da Tigre/Unisul diminuiu o volume de erros e venceu o terceiro set da partida contra a Cimed. O time de Giovai Gávio entrou em quadra com um espírito diferente. Como não podiam nem pensar em perder, os jogadores reduziram o número de erros e apresentaram um novo vigor no ataque, com destaque para um dos maiores pontuadores da competição, o Leozão.
Por outro lado, a Cimed, que precisava ganhar o set para finalizar a partida, passou a errar mais e ficou até seis pontos atrás no placar. Depois, a equipe de Florianópolis tentou encostar e conseguiu virar o jogo, mas a Tigre/Unisul se organizou em quadra para evitar o fim da partida e permanecer viva na competição.
Mesmo com erros seguidos de saque, o time de Giovani
Gávio conseguiu vencer o embate, que chegou aos 28 pontos após minutos de muito equilíbrio e tensão das torcidas.
O quarto set
O quarto set foi marcado pelo equilíbrio. A Cimed tentava impedir o tie-break e a Tigre/Unisul queria continuar lutando pela chance de disputar a final da competição. Detalhes mínimos garantiram a vitória da equipe de Florianópolis.
O time da Capital, entretanto, com Lucão sacando bem em momentos decisivos, abriu três pontos de diferença no placar. A diferença foi importante para impedir a Tigre/Unisul de reverter o jogo, mesmo com um bom desempenho tático.
A Cimed ainda conseguiu abrir cinco pontos no final da partida, tirando de vez as chances de reação dos adversários. Agora, a equipe do Capital buscará o título para Santa Catarina no domingo.
Matéria atualizada às 22h49min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.