| 16/01/2008 21h55min
As férias foram curtas para o nadador Thiago Pereira. Depois de alguns dias de folga e de um treinamento em Florianópolis (SC), o atleta fluminense faz os últimos ajustes para sua estréia competitiva em 2008.
Em ritmo de preparação olímpica, ele abre o calendário participando do Grand Prix de Missouri, de 15 a 18 de fevereiro, nos Estados Unidos, com possibilidade de enfrentar o campeão olímpico Michael Phelps durante o evento.
No ano passado, Thiago também nadou no Missouri e teve Phelps como um de seus principais adversários. Com índice em seis provas para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008: 200m livre, 100m e 200m costas, 200m peito, 200m e 400m medley, o brasileiro já tem o calendário competitivo de preparação definido.
Até o torneio em agosto, ele participará de seis competições — GP de Missouri, em fevereiro; Sul-americano, em março; Mundial de piscina curta, em abril; Troféu Maria Lenk, em maio; e as etapas d Barcelona e Canet do Mare Nostrum, em junho —, além de fazer treinamento em altitude e aclimatação em Macau para Pequim.
A preparação olímpica teve início com uma programação diferenciada de treinos em Florianópolis.
— Utilizamos outros esportes aquáticos, como surfe, remo e mergulho, além de um trabalho específico de natação buscando a melhora das capacidades gerais. Agora é hora de fortalecer a musculatura e aumentar o volume de treinos dentro da piscina — explicou seu técnico, Fernando Vanzella.
Para Thiago, vale tudo por Pequim.
— Esse ano é especial por causa dos Jogos Olímpicos. Mas, até lá, tenho de treinar muito. Participar das competições no Brasil e no exterior será importante para avaliar o meu estágio de preparação, bem como competir com alguns dos meus adversários na briga pelo pódio olímpico — afirmou o nadador.
Mas as expectativas de resultado para o primeiro compromisso nas piscinas são controladas, como justifica Vanzella.
— Essa fase inicial do ano é a mais dolorida e difícil para ele. A idéia é avaliá-lo em nível elevado em uma fase dura de treinamentos. Por isso, não estamos esperando grandes marcas ainda.
Aos 21 anos, completa 22 dia 26, Thiago foi o grande destaque dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007. O nadador conquistou seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze e se tornou o atleta mais vitorioso em uma mesma edição do evento.
Na Copa do Mundo de Natação, disputada em piscina curta, de 25 metros, Thiago disputou as etapas de Berlim, Estocolmo e Belo Horizonte e conquistou oito medalhas de ouro e uma de bronze. Bateu ainda o recorde da competição nos 400m medley (4min00s63) e o recorde mundial dos 200m medley, marca superada em dezembro pelo húngaro Laszlo Cseh. As 48 medalhas (34 de ouro) conquistadas no ano ajudaram Thiago a se tornar o primeio nadador a vencer o Prêmio Brasil Olímpico.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.