| 09/10/2006 17h54min
O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), avalia que nenhum dos dois candidatos conseguiu se diferenciar em larga escala no debate dos presidenciáveis de domingo. Segundo ele, porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que não há tema que o desconserte, enquanto o tucano Geraldo Alckmin teria perdido o controle em alguns momentos.
– Nenhum dos dois candidatos conseguiu se diferenciar em larga escala, mas o presidente Lula mostrou que não há tema que o tire do trilho, e o Alckmin perdeu o controle em alguns momentos. Nós temos que explicar as nossas coisas, mas ele tem que explicar as privatizações.
O líder do PT reconheceu que Lula não se saiu bem na discussão dos temas relacionados à agricultura, e que a campanha precisa melhorar o trabalho nessa área, principalmente nos Estados que enfrentam problemas com os preços das commodities no mercado internacional. Fontana disse, inclusive, que os adversários ganharam nos Estados onde há problema na agricultura, mas mesmo assim saiu em defesa do presidente.
– Lula não é o responsável pelo preço da soja. Quem diz o preço é a Bolsa de Chicago. Ele priorizou a agricultura, fez o Pronaf. Temos que reconhecer que os adversários ganharam esse debate (na área de agricultura). A bandeira no segundo turno é ampliar a presença nos Estados onde ganhamos e recuperar onde perdemos – disse o petista.
Fontana admite que houve falhas por parte de Lula no debate. Perguntado onde a campanha de reeleição teria errado, o líder do PT disse que é preciso melhorar a comparação entre o governo de Fernando Henrique Cardoso e o atual.
– Dá para sugerir ao Marco Aurélio Garcia (coordenador nacional da campanha) que seja feita uma comparação mais nítida entre um governo e outro. Eu gostei quando Lula perguntou por que Fernando Henrique não estava no debate. Todos sabem que Alckmin é candidato de FH.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.