| 21/07/2006 21h42min
No treino da última quinta, o técnico Luís Carlos Barbieri deu o recado ao elenco: o jogo contra o Ituano neste sábado, às 16 horas, no Novelli Júnior, será a primeira decisão da Portuguesa nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Na zona do rebaixamento desde o início da competição, o treinador considera que uma vitória no interior mantém viva a missão lusitana de voltar à Série A.
– O nosso objetivo é subir e tenho plena confiança no grupo. Em um campeonato como a Série B, você vence dois jogos e já está lá em cima. Não se pode desistir nunca – destacou Barbieri. A Lusa ocupa a 18ª colocação na tabela com 12 pontos e só não deixou a zona do descenso na última rodada devido ao empate no Canindé em 1 a 1 com o Brasiliense.
A Segundona é disputada em pontos corridos, mas Barbieri não esconde que a partir de agora a preparação será feita baseando-se em uma decisão de campeonato. O objetivo será dar um pouco mais de comprometimento ao elenco para a competição, mas implicitamente a meta é evitar uma nova queda, desta vez para a Série C.
– Precisamos fazer com que a equipe cresça e realize um bom trabalho, para que os jogadores tenham o comprometimento de deixar seus nomes marcados na história da Portuguesa – filosofou Barbieri.
Mas, verdade seja dita, a situação do treinador não vem sendo das mais fáceis na Portuguesa. Barbieri vem sofrendo com uma onda de contusões inesperadas, que vem complicando todo o trabalho feito durante a intertemporada na Copa do Mundo. Para encarar o Ituano, por exemplo, Flávio Donizete está cortado com dores musculares, Cléber tem uma tendinite na perna esquerda e Rai sequer vem treinando, depois de constatado hematomas no seu pé esquerdo.
– É uma pena que depois que tudo que treinamos durante a parada da Copa, não conseguimos repetir a mesma escalação em duas partidas seguidas – lamentou Barbieri, que pelo menos contará com a volta do atacante Pedrão, recuperado de queimaduras na mão esquerda. Santiago entra na zaga, enquanto Souza ganhou a disputa com Diogo e começa no meio-campo.
Se tem algo que possa ajudar a Portuguesa em Itu, é o retrospecto do Galo atuando em casa nesta Segundona. Até aqui foi apenas uma vitória, contra o Brasiliense, em Ribeirão Preto (o Novelli Júnior estava interditado). A maioria dos 18 pontos do Ituano, que deixam a equipe na sexta colocação, foi conquistada longe do interior paulista.
Para a partida deste sábado, o técnico Leandro Campos manterá a base que goleou o Remo em Belém por 5 a 0. A única alteração pode acontecer na lateral-direito. Ricardo Lopes está recuperado de contusão e deve entrar no lugar do meia improvisado Paulo Santos.
Na lateral-esquerda, o zagueiro Samuel continua improvisado, já que Kauê abandonou o Ituano em troca de uma proposta do futebol turco. Vanderson, contratado junto ao Corinthians para a posição, ainda não tem a inscrição regularizada na CBF.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.