| 09/07/2006 17h41min
O mundo é da Azzurra. A Itália venceu a França, nos pênaltis, na tarde deste domingo, e conquistou o tetracampeonato mundial na Alemanha. O título vem após 24 anos de espera. No tempo normal, as duas equipes empataram em 1 a 1. Zidane, de pênalti, abriu o marcador. Materazzi garantiu a igualdade logo depois após um cruzamento mandando de cabeça no canto direito do goleiro Barthez. Na prorrogação, ninguém marcou. Pirlo foi eleito o melhor jogador da partida.
O primeiro tempo começou movimentado. Logo aos cinco minutos, Malouda invadiu a grande área e acabou derrubado pelo zagueiro Materazzi. Pênalti marcado pelo árbitro Horacio Elizondo. Zidane foi para a marca e cobrou. A bola chegou a bater no travessão e acabou entrando no gol de Barthez. Os que achavam que a Itália desmoronaria, erraram.
A Azzurra cresceu e começou a chegar mais. Logo aos 19, Pirlo cobrou escanteio da direita. Materazzi, que havia cometido pênalti sobre Malouda, subiu mais alto que a zaga e mandou no canto direito. A partir daí, a Itália buscou assumir as ações na partida. Em uma oportunidade, após cruzamento, Toni mandou a bola na trave do goleiro Barthez.
No segundo tempo, a França voltou com tudo. Tentando matar o jogo, procurou ocupar todos os espaços do campo. A pressão dos Bleus deixou os italianos nervosos e com tentativas confusas no ataque. Zidane e companhia aproveitaram e chegaram à frente, mas a zaga adversária tirou no sufoco. A correria da partida, no entanto, fez uma vítima. Viera, com dores musculares, teve que sair para a entrada de Diarra. O técnico Marcello Lippi também mexeu. Totti saiu para a entrada de De Rossi e Perrotta deixou o campo para o ingresso de Iaquinta.
As trocas não trouxeram bons fluídos para a Itália. A França conseguiu a domínio do jogo, mas não para garantir o título. O tempo normal acabou empatado em 1 a 1. Prorrogação e a França seguiu melhor. Na sua melhor chance, Sagnol cruzou da direita e Zidane mandou de cabeça à queima-roupa para uma defesa espetacular de Buffon. Cansados, Henry e Ribery acabaram sacados do confronto. Entraram Wiltord e Trezeguet. Mas aí o melhor do time francês perdeu a cabeça. Zidane deu uma cabeçada no peito de Materazzi e acabou levando o vermelho. A partir daí, o confronto ficou confuso. As duas equipes pareciam querer as penalidades e isso acabou acontecendo.
Pirlo abriu as cobranças e converteu, assim como o francês Wiltord. Na seqüência, converteu Materazzi para a Azzurra. Trezeguet, no entanto, mandou na trave do goleiro Buffon. Com a vantagem, os italianos ficaram perto do título e não deixaram escapar. De Rossi, Del Piero e Grosso fizeram para o time de Marcello Lippi. Abidal e Sagnol não desperdiçaram, mas já era tarde. A Itália conquista mais um título mundial após 24 anos.
CÍNTIA HOHMANNGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.