| 01/02/2006 21h32min
Se o Fantasma incomodou o Grêmio em Pelotas, em Porto Alegre a assombração do Fragata infernizou ainda mais o Tricolor. A vitória do Farroupilha por 2 a 1 na noite desta quarta, no Estádio Olímpico, acabou com a invencibilidade da equipe de Mano Menezes no Gauchão. O time estacionou nos 13 pontos, mas ainda se manteve na liderança do Grupo 2. Já o time do técnico Bagé conseguiu a primeira vitória na competição, chegou aos cinco pontos, mas segue na quinta posição.
Além de apresentar a queda do último invicto do Estadual, a partida desta noite mostrou que o Grêmio ainda precisa melhorar muito se quiser brigar pelo título gaúcho e chegar com competitividade na Copa do Brasil, que começa no próximo dia 15.
Quando a torcida tricolor viu os primeiros minutos de jogo, percebeu que o Grêmio era diferente daquele que empatou em 0 a 0 no último domingo, em Pelotas. A equipe mostrava velocidade no ataque, tanto que o primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Reinaldo arrancou e entregou pela esquerda para Ramón que, cara a cara com o goleiro Adir, mandou para o fundo da meta do Farrapo. Pelo ritmo e empolgação, parecia que uma goleada em azul, preto e branco começava a se desenhar no Olímpico.
Do outro lado, o Fantasma parecia acuado, perdido em campo, criando pouco. Mas o Farrapo soube esperar para jogar nas falhas do Grêmio, que errava muitos passes. Jeovânio e Tcheco não se encontravam na partida e o atacante Reinaldo perdia chances incríveis. Uma delas, aos 22 minutos, quando o jogador ficou sozinho com o camisa 1 pelotense, em uma bobeada da zaga, e conseguiu chutar para fora.
O Grêmio perdeu-se em erros e em chances desperdiçadas e acabou dando espaço para a assombração da zona sul do Estado se impor em campo. Aos 30 minutos, em uma cobrança de escanteio, o meia Rodrigo Gasolina mergulhou e meteu a cabeça na bola para deixar tudo igual. Resultado justo, que fez as vaias ecoarem no Olímpico ao final do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Tricolor entrou com o mesmo ânimo do início do jogo. Mano tirou Jeovânio, apático, para a entrada de Marcelo Costa, que estava há 60 dias sem jogar, desde que foi suspenso por causa da confusão no jogo contra o Náutico, nos Aflitos. O meia buscou avançar mais para que Lucas, em outra grande atuação, resguardasse a defesa. Com a ajuda dos novos laterais, Alessandro e Wellington, o Grêmio conseguiu chegar à frente, mas novamente, os erros predominaram.
Lipatin foi a campo no lugar de Reinaldo; Paulo Ramos foi sacado para Pedro Júnior mostrar seu futebol. Todas as tentativas foram em vão. O Tricolor seguia embalado na marcação do Farroupilha e sem habilidade para concluir à meta adversária. Maidana chegou a ser empurrado por Paulo Roberto dentro da área, mas o árbitro Vinícius Costa não marcou pênalti.
A equipe de Bagé também não esbanjava criatividade nas jogadas. Porém, aos 42 minutos, o veterano atacante Luiz Gustavo arrancou pela direita e cruzou para o meia Luiz André cabecear para o gol. Marcelo Grohe não achou nada e o Grêmio engoliu sua primeira derrota no Gauchão.
ANA MARIA ACKER, CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.