| 12/01/2006 10h47min
O dólar à vista abriu estável nesta quinta, cotado a R$ 2,282 na compra e R$ 2,284 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em leve baixa e o risco-país nacional tem alta de três pontos, para 280 pontos centesimais.
O destaque da manhã é o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação, para comparação com as metas do governo. A taxa de dezembro ficou em 0,36% em dezembro, contra 0,55% em novembro. No acumulado de 2005, a inflação foi de 5,69%. A taxa anual ficou acima da meta ajustada do Banco Central, de 5,1%, mas não excedeu a margem de tolerância.
Os números do IPCA são analisados cuidadosamente pelo Banco Central na hora de decidir sobre os juros básicos da economia. O mercado discute se o BC vai aplicar um corte de 0,5 ponto ou 0,75 ponto percentual na taxa Selic na semana que vem. Mas há quem fale em uma queda de 1 ponto percentual, que seria o verdadeiro aumento no ritmo de cortes. Isso porque, a partir deste ano, as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) acontecem a cada 45 dias, e não mais a cada mês.
O Banco Central continua a comprar dólares nos mercados à vista e futuro, mas nem sempre consegue barrar uma baixa da moeda americana. Os dois últimos dias foram de alta do dólar, em um movimento atribuído a ajustes das tesourarias bancárias.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.