| 14/10/2009 12h45min
Diferentemente do sol e do calor que marcaram o início da semana em Montevidéu, a capital uruguaia amanheceu com chuva, vento e temperatura de 10º C nesta quarta-feira histórica para o futebol sul-americano. Porém, não é o frio que vai desanimar uma torcida eufórica, que esgotou todos os ingressos para a "Batalha do Centenário", entre Uruguai e Argentina, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O ambiente uruguaio, de total confiança, contrasta com o sentimento argentino de descrença. A partida começa às 19h, no Estádio Centenário.
O uruguaio Juan trabalha na rua San José, no centro de Montevidéu, como guardador de carros. Nesta manhã, ele comemorava ter sido um dos 56 mil torcedores que garantiram presença no Estádio:
— Estarei no Centenário para ver minha seleção chegar ao Mundial. O gol será de Loco Abreu aos 38 do segundo tempo!
Uma quadra à frente, em uma cafeteria na rua Egido, estavam dois jovens torcedores argentinos, ambos
identificados com a camiseta da
seleção. Luca e Carlo viajaram de Rosário para Montevidéu. Compraram o ingresso ontem, e hoje irão se somar aos cerca de mil argentinos que estarão na arquibancada visitante do Centenário. Mesmo com o sacrifício da viagem, os jovens torcedores estão descrentes.
— É difícil imaginar que Argentina possa ficar fora de uma Copa, mas está pagando o preço de uma má administração de Grondona e Maradona — criticou Luca.
Na chegada da seleção argentina, na noite de terça, cerca de 200 uruguaios foram ao Hotel Sheraton, localizado no bairro nobre de Punta de Las Carretas. Lá, vaiaram Maradona e xingaram, especialmente, Messi, chamado de "petiço sem sangue".
As redes de televisão da Argentina transferiram seus estúdios para Montevidéu. Programas estão sendo transmitidos de forma ininterrupta, falando exclusivamente da decisão. O programa "Fútbol para Todos", do canal Fox, foi transmitido direto de uma praça às margens do Rio da Prata.
Em
virtude do caráter decisivo do jogo, o efetivo de
segurança será de aproximadamente 800 policiais. A orientação da polícia é para que torcedores uruguaios evitem ir ao estádio com camisetas do Peñarol e do Nacional, a fim de evitar tumultos. Os portões serão abertos às 15h (de Brasília).
Saiba mais sobre o confronto:
Times de Forlán e Palermo decidem vaga na Copa nesta quarta-feira
Foto:
Martin Mejia e Rodrigo Nespolo,AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.