Notícias

 | 02/07/2009 13h15min

Com a derrota do rival como lição, Grêmio tenta controlar ansiedade

Túlio quer que o time esqueça a arbitragem para superar o Cruzeiro nesta noite

Atualizada às 14h12min

Calma e tranquilidade são as palavras-chave. A partir das 21h50min, empurrado por sua torcida, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro na semifinal da Libertadores precisando virar o placar do confronto, que está 3 a 1 para o time mineiro. Para obter o 2 a 0 ou uma vitória por três gols de diferença, a ordem é fazer tudo sem atropelo. Os jogadores admitem que o desempenho do rival Inter, que perdeu o título da Copa do Brasil para o Corinthians, servirá como lição. Túlio menciona até a atitude do vice de futebol colorado, Fernando Carvalho, que apresentou um DVD com erros de arbitragem cometidos em benefício do time paulista.

— Não queremos cair no mesmo erro do Inter, de entrar em desespero, querer a vitória a todo custo. Ou transferir a responsabilidade para a arbitragem. Queremos esquecer a arbitragem e tentar obter o resultado que nos dá a classificação, que é o 2 a 0 — disse, nesta manhã.

O volante garante que as provocações do primeiro jogo não terão reflexo neste. Ele diz que o Grêmio tem que se preocupar é com a qualidade técnica do atacante. E pede o apoio da torcida:

— A torcida do Grêmio e a do Inter têm uma característica em comum, que é a de não desistir até o fim. Espero que a do Grêmio seja assim hoje. Eles sabem que terão 11 homens brigando o tempo todo dentro de campo para que o objetivo seja alcançado.

Victor também apela para a força da torcida e descarta qualquer resquício das confusões de Belo Horizonte.

— É um torcedor que merece, que nos apoia. Nós vamos fazer tudo dentro de campo para classificar o Grêmio para a final. Para o torcedor, isso é um ingrediente a mais, mas o nosso adversário é o Cruzeiro. Temos que analisar os pontos fortes deles e jogar o tempo todo em cima, porque precisamos do resultado.

Para quem gosta de estatística, há dados para animar o Grêmio e também outros para desanimar. O time não perde no Olímpico há quase 10 meses, desde a derrota para o Goiás, em 13 de setembro de 2008. Por outro lado, o Cruzeiro fez gol em todas as suas partidas fora de casa nesta Libertadores, com exceção da estreia. Se o time de Adilson Batista for às redes hoje, o Grêmio precisará marcar três gols para levar a decisão para os pênaltis, ou quatro para garantir classificação.

A escalação está praticamente definida, com Victor de volta ao gol e Herrera ao lado de Maxi López no ataque. Do lado do Cruzeiro, a dúvida fica está na primeira função do meio-campo. Henrique não treinou no Beira-Rio ontem e faz treinamento até a hora do jogo. Fabinho é o provável substituto. Adilson terá de volta Ramires e Gerson Magrão, que jogará na lateral-esquerda. Thiago Ribeiro também está recuperado, mas deve ficar no banco.

É difícil, mas o Grêmio contará com a sua torcida, com a famosa imortalidade e com apoios ilustres. China acredita, Dinho acredita, Jardel acredita e Fábio Koff acredita. Cerca de 50 mil acreditarão no Olímpico. Noventa minutos separam o Grêmio de mais uma final de Libertadores.

RÁDIO GAÚCHA, RBS TV E CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.