| 18/06/2009 18h18min
A prefeitura de Florianópolis estuda a instalação de um sistema para evitar congestionamentos na Via Expressa Sul para o acesso à Ressacada, durante os jogos do Avaí, e melhorar o fluxo nos horários de pico no Sul da Ilha de Santa Catarina. De acordo com o vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, a diretoria do clube vai ficar responsável pela contratação de uma empresa para elaborar o projeto de duplicação da Avenida Diomício Freitas, com o objetivo de facilitar o acesso ao estádio e ao aeroporto Hercílio Luz (veja o mapa no final do texto).
A medida é uma forma de acelerar a realização da obra, já que com a participação da iniciativa privada não é necessário lançar concorrência pública. Em seguida, o Avaí doaria o projeto para a prefeitura, que faria a licitação para contratar a empresa responsável pela duplicação da rodovia.
— O Avaí vai contatar empresas e ficar responsável por confeccionar o projeto para o final da execução da duplicação da
Avenida Diomício Freitas até o
aeroporto. O Avaí será parceiro da municipalidade, porque se a gente (prefeitura) solicitar a obra vai demorar muito — explicou o vice-prefeito.
19 milhões
Na última quarta-feira, dia 18, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, recebeu João Batista Nunes, o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, a senadora Ideli Salvatti e o deputado Nelson Goetten para uma reunião em Brasília. Na ocasião, o ministro garantiu R$ 19 milhões do Ministério das Cidades para as obras.
— Foi garantido o apoio político para que, se esse projeto ficar pronto em três ou quatro meses, com as devidas licenças ambientais, esse valor será imediatamente aplicado na duplicação. Isso resolveu não só o problema do Avaí, como também do aeroporto e de toda a região.
A prefeitura estuda ainda outras medidas para melhorar a mobilidade no Sul da Ilha, como dar preferência à liberação de ônibus a veículos de passeio nos dias de jogos
do Avaí.
— Já é tomada de decisão que, logo após o
fim da partida, sairá primeiro quem estiver usando os ônibus. Então, quem usar o estacionamento, deverá esperar os ônibus se deslocarem.
Estacionamento alternativo
Segundo informações da rádio CBN/Diário, pretende-se também construir um estacionamento de veículos para os torcedores. O local ainda não foi definido, mas foram cogitados a passarela Nego Quirido e o aterro na Via Expressa Sul.
Se a ideia for levada a diante, o torcedor teria ônibus de graça para o estádio, mas pagaria para estacionar. A cobrança poderia ocorrer de duas formas: a quantia seria acrescentada ao valor do ingresso, em acordo com a diretoria do clube, ou seria cobrada pela Associação Florianopolitana das Entidades Voluntárias (Aflov), que ficaria responsável pelo estacionamento.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.