| 16/09/2008 14h41min
Considerado um dos melhores marcadores do futsal mundial, o fixo Ciço participou com atitude das sessões de treinamento na areia, realizado na manhã desta terça-feira, no Sesi Gravatás, em Uberlândia. Após o trabalho o atleta disse considerar que o equilíbrio brasileiro será o ponto mais importante na luta para conquistar novamente o Campeonato Mundial de Futsal. Para o jogador, o Brasil não pode deixar de lado suas raízes, que são a da habilidade e do poder de decisão individual dos atletas.
Mas, por outro lado, Ciço explica que para vencer os adversários, será necessário aliar essa característica com a marcação no jogo.
– Nossos melhores ataques começam pela defesa. Roubando uma bola, contamos com o contra-ataque e os adversários fora de posição. A marcação será primordial dentro deste contexto – salientou.
Para ele os europeus já comentam e notam que o Brasil mudou sua característica de jogo, atuando de forma mais equilibrada, não se descuidando de sua defesa, e tentando aliar habilidade e características individuais de cada jogador. Para ele, isso é fruto do pensamento que o técnico PC de Oliveira implantou desde o início de seu trabalho.
– Não adianta fugirmos de nossa característica. A improvisação é uma característica que eles não contam tanto como nós. E não há vídeo que assistam que mostre a característica de cada jogador brasileiro, pois sempre buscamos improvisar em algum momento de que eles não contam tanto – finalizou Ciço.
Treino forte
Nas atividades da manhã desta terça, os atletas passaram por treinamentos físicos com foco de resistência, velocidade e potência, passando por uma série de exercícios na areia.
– No campo de areia o atrito é maior, o que ajuda na criação de uma maior resistência dos atletas. Além disso, é uma excelente forma de prevenção de lesões – explicou o preparador físico da seleção, João Romano.
Outro ponto importante nesse tipo de trabalho, que será o único que os atletas passarão na preparação em Uberlândia, é que os atletas saem do ambiente de quadra, que deverá ser o local de trabalho primordial do grupo até o final do Mundial.
O trabalho foi bastante ‘puxado’ e exigiu uma carga de esforço muito grande por parte dos atletas.
– É importante passarmos por esse tipo de atividade, pois é um bom meio para chegarmos a condições ideais de disputa na Copa do Mundo – disse o ala Falcão.
O time volta a treinar na tarde desta terça-feira, na Arena Sabiazinho, a partir das 17h. O Brasil estréia no Mundial contra o Japão, no dia 30 de setembro, às 10h30min, em Brasília.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.