Notícias

 | 18/07/2008 11h57min

Olimpíada começa a mudar a vida dos chineses a partir de domingo

Medidas tentam limpar o ar de Pequim, preocupação legítima para os atletas

As autoridades chinesas marcaram em seus calendários o dia 20 de julho (próximo domingo) como data na qual entrarão em vigor várias medidas que mudarão a vida dos habitantes de Pequim, fortalecerão a cidade e, supostamente, diminuirão a poluição da localidade.

Entre todas as medidas a mais divulgada é a que impedirá os habitantes de Pequim de tirarem seus automóveis da garagem em alguns dias, pois até o dia 20 de setembro funcionará um sistema de rodízio. Esta norma eliminará de uma vez só mais de 1,5 milhão de carros das ruas lotadas de Pequim e com eles boa parte das emissões, que colocaram em xeque a organização dos Jogos e que foi e continua sendo um dos aspectos mais criticados de Pequim. A medida foi testada por Pequim em 2006 com excelentes resultados, disseram as autoridades.

Portanto, na próxima segunda-feira, os donos de automóveis com matrículas pares deverão deixar o carro na garagem, mas em troca disporão de três modernas novas linhas de metrô, que, acrescentadas às cinco existentes, facilitarão muito seus deslocamentos. Entretanto, duas destas linhas foram pensadas fundamentalmente para os Jogos Olímpicos, já que uma conduz diretamente ao local no qual ficam as principais instalações e outra serve para unir o aeroporto ao centro da cidade.

Na sua luta para potencializar o transporte público e diminuir a poluição, Pequim colocará em funcionamento no domingo 34 novas linhas de ônibus com 1,5 mil veículos. Não se trata, porém, apenas de diminuir o caótico trânsito urbano, mas de ordená-lo.

Também a partir de segunda-feira e até o dia 20 de setembro serão paralisadas todas as obras da cidade, o que reduzirá a poeira e encorajará muitos trabalhadores imigrantes a abandonarem temporariamente a capital com destino a seus povoados natais. Além disso, algumas das empresas mais poluentes — entre petroquímicas e fundições — diminuirão sua produção ao mínimo para não prejudicarem o evento olímpico.

Todas estas medidas tentam limpar o ar de Pequim, o que um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente disse no final do ano passado ser "uma preocupação legítima para os atletas". Entretanto, no dia 20 Pequim também colocará em vigor novas medidas de segurança de uma lista extensa que está alterando consideravelmente a rotina os habitantes de Pequim.

A partir de domingo, qualquer pessoa que entrar no aeroporto, embora vá simplesmente receber um familiar, será revistada e submetida aos detectores de metais e máquinas de raios-X. Neste mesmo dia ficará proibido andar de parapente ou usar aparelhos de aeromodelismo, pois teme-se que Pequim seja alvo de ataques terroristas.

Estas medidas se unem às operações rotineiras nas 93 estações de metrô, à obrigação dos recém-chegados de se registrarem em 24 horas junto à polícia, ao aumento de policiais nas ruas ou a não renovação de vistos de boa parte dos estrangeiros que vivem em Pequim até depois do evento.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.