| 03/11/2005 13h20min
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), acredita que pelo menos 10 dos 13 processos de cassação em andamento estarão concluídos até o dia 20 de dezembro. Se não houver surpresas, ele espera que o julgamento do deputado José Dirceu (PT-SP) no Plenário da Câmara seja realizado no dia 16 ou 23 de novembro.
Izar lembrou que dia 9 irá a Plenário o julgamento do líder do PL, Sandro Mabel (GO), que foi absolvido por unanimidade pelo Conselho. O julgamento de Romeu Queiroz (PTB-SP) é o próximo da fila para ir a Plenário, logo depois do de José Dirceu.
O presidente do Conselho de Ética já pediu ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para que o órgão seja autoconvocado, sem pagamento de adicionais, durante todo o mês de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. Com isso, os demais processos seriam concluídos e estariam prontos para votação pelo Plenário da Câmara na segunda quinzena de fevereiro, na volta do recesso.
Mas, se depender de José Dirceu, Izar continuará tendo problemas. A defesa do ex-ministro da Casa Civil já avisou que recorrerá novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e deve apresentar três novos recursos, dessa vez contra o Conselho, a Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) e contra a decisão do Plenário, que aprovou a prorrogação por 45 dias do prazo para conclusão do processo. Izar disse que o Conselho está trabalhando diuturnamente e afirmou que, das 57 reuniões realizadas até agora, a presença dos parlamentares chega a 99%, demonstrando o empenho para concluir os trabalhos.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.