| 03/11/2005 07h50min
Autor do livro A Ilha e amigo de Fidel Castro, o escritor Fernando Morais classificou a reportagem da revista Veja sobre a suposta ajuda financeira cubana à campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 de "delírio sem pé nem cabeça". Baseado em suas relações com cidadãos cubanos e integrantes do regime castrista, Morais afirma que a ajuda de Cuba a partidos ou movimentos políticos, principalmente na América Latina, não ocorre há muitos anos:
– Cuba está precisando de US$ 3 milhões. Não tem condições de dar para ninguém.
O jornalista afirma que não haveria razão para uma operação arriscada de transferência de recursos.
– Qualquer estudante de primeiro ano de Economia da pior faculdade do Brasil sabe o que é operação a cabo (dólar negociado no mercado paralelo para depósito em instituição no Exterior). Hoje se transfere dinheiro pela internet – diz.
Para Morais, a reportagem de Veja faz parte de uma "campanha indisfarçada de setores da mídia contra o governo Lula e tudo aquilo que cheire a transformação social no Brasil".
– Sem querer dizer que não há delitos, boa parte da crise atual é algo feito para minar o governo, pensando na eleição do ano que vem – afirma.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.