Notícias

 | 01/11/2005 12h11min

Câmara propõe intensificação de acordo sanitário com Paraguai

Medida prevê identificação de animas em propriedades num raio de 50 quilômetros

Para evitar que novos casos de febre aftosa ocorram próximos a áreas de fronteira, os representantes da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados propuseram hoje ao embaixador paraguaio, Luis Gonzalez, a intensificação da fiscalização sanitária na fronteira entre Brasil e Paraguai. A proposta prevê a identificação de todas as propriedades e de cada um dos animais num raio de 50 quilômetros a partir da fronteira entre os dois países.

– A idéia é termos um maior controle dos acordos já selados entre os dois países para evitarmos problemas econômicos tanto para o Brasil como para o Paraguai – disse o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (PFL-GO).

O embaixador paraguaio considerou a proposta positiva e disse que irá encaminhá-la ao governo e ao Cngresso paraguaio.

– Cada país tem que colocar uma vontade maior para trabalhar neste momento na fronteira. Reclamar de atritos e procurar culpados não ajuda em nada. Temos que trabalhar de agora em diante – afirmou Gonzalez.

Segundo ele, Brasil e Paraguai já têm acordos sanitários, mas que precisam ser mais aprofundados.

GUSTAVO BERNARDES / AGÊNCIA RBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.