| 27/10/2005 22h25min
Dois erros cruciais da arbitragem, mais precisamente do bandeirinha Belmiro da Silva, resultaram na vitória de 2 a 0 do Corinthians sobre o Paysandu, em pleno Mangueirão, na noite desta quinta. Desta forma, a equipe paulista chega aos 70 pontos ganhos na liderança do Brasileirão e abre 10 de vantagem em relação ao vice-líder Goiás e 11 do terceiro colocado Inter. Já o Papão permanece com 35 pontos e seriamente ameaçado de rebaixamento. Tevez e Rosinei foram os autores dos gols da partida.
Com quatro minutos, em veloz jogada de contra-ataque, o Corinthians abriu o placar, através do atacante argentino. Depois da bola roubada na intermediária defensiva, Rosinei lançou para Tevez, que partiu para cima da zaga adversária e tabelou com Nilmar, em impedimento. O camisa 9 corintiano, por sua vez, com um leve toque deixou o companheiro na cara do gol. Tevez escolheu o canto e assinalou o seu 14º gol no Brasileirão.
O Paysandu tentou ameaçar a meta de Fábio Costa através das jogadas aéreas, mas encontrou pela frente uma defesa bem postada, que não deu chances de conclusão de curta distância. Aos 12min, o Papão chegou com perigo em uma seqüência de três escanteios. Em um deles, Jamur quase surpreende o goleiro corintiano com um gol olímpico.
Aos 21min, depois do chute da entrada da área, os jogadores do Papão ficaram pedindo um toque na área corintiana. O juiz deu seqüência corretamente à jogada - o lance foi involuntário. A torcida não perdoou e entoou o coro que já se tornou marca registrada nestas situações no Brasileirão: “Edílson! Edílson...”, em referência ao ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, envolvido no escândalo da arbitragem.
Aos 30min, no primeiro vacilo da defesa alvinegra, Robson recebeu livre na entrada da área e bateu rasteiro, com a bola passando rente ao poste esquerdo do gol. Cinco minutos depois, o artilheiro do Papão desperdiçou mais uma chance incrível. Gian cruzou da linha de fundo, a zaga furou e a bola sobrou limpa para o ‘Robgol’, que não conseguiu o domínio.
Aos 38min, foi a vez de Tevez perder gol feito. Nilmar roubou no meio e rolou para o argentino, que avançou e tentou colocar rasteiro no canto esquerdo, mas mandou para fora.
Para a etapa complementar, o técnico Antônio Lopes reforçou ainda mais a marcação no meio-campo, promovendo a entrada de Hugo no lugar de Roger, que pouco produziu na armação das jogadas na primeira etapa. Já o Papão decidiu partir de vez para o ataque: Carlos Alberto Torres trocou Marquinhos e Vânderson, um zagueiro e um volante, por Adenílson e Rodrigo, mais ofensivos.
Logo aos três minutos, o Paysandu chegou ao empate através de cabeçada de Rafael Moura, depois de desvio de Adenílson. O auxiliar Belmiro da Silva, no entanto, assinalou, erroneamente, impedimento do atacante do Paysandu. No primeiro tempo, o bandeirinha já havia errado ao não apontar o impedimento de Nilmar no lance do gol de Tevez.
Aos 6min, Tevez, livre na área, perdeu chance incrível ao concluir de primeira. Aos 10min, o argentino desperdiçou mais um, gerando protestos por parte de Rosinei, que esperava o passe. Aos poucos, o Paysandu foi ganhando terreno e tomando controle das ações, mas sem nenhuma inspiração no ataque.
Aos 25min, mais uma arrancada fulminante originou o segundo gol do Corinthians. Gustavo Nery puxou o contra-ataque e enfiou para Tevez na esquerda do ataque. O argentino, por sua vez, rolou na medida para a entrada do Rosinei mandar para as redes. Em seguida ao gol, Fábio Costa salvou tento certo de Róbson.
O goleiro alvinegro voltou a aparecer bem aos 32min em cobrança de falta, desviando a bola em direção à trave. Na seqüência, a zaga aliviou. Até o final, o Paysandu não encontrou mais forças para esboçar uma reação, restando aos corintianos fazerem o tempo passar, garantindo mais um resultado importante rumo ao título do Brasileirão de 2005.
O próximo desafio do líder da competição será contra o Vasco da Gama no domingo, dia 30, às 16h,
no Estádio Pacaembu. O Paysandu vem
a Porto Alegre enfrentar o Inter na segunda, às 20h30min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.