Notícias

 | 24/10/2005 19h41min

Ministro diz que embargo da Indonésia ao farelo de soja é injustificado

Roberto Rodrigues considerou medida como precaução exagerada

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse hoje que o embargo da Indonésia ao farelo de soja é "uma precaução exagerada e descabida, que nós rapidamente esperamos ver revogada". Ele lembrou que a Rússia adotou a mesma medida no ano passado, quando um foco de aftosa foi registrado no estado do Amazonas.

Rodrigues ressaltou que a defesa sanitária é uma ação compartilhada entre União e governos estaduais no sentido de controlar os focos para que não se multipliquem.

– As ações são sempre dirigidas pelas regras internacionais da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). O Brasil cumpre com rigor todos as regras internacionais – afirmou.

Hoje Indonésia e Suíça se juntaram aos países que suspenderam a compra de carne brasileira depois do registro de focos de aftosa em Mato Grosso do Sul. O Paraná divulgou a suspeita de quatro outros focos no Estado na última sexta-feira. A Indonésia embargou a entrada de animais, produtos processados de animais e derivados, além de farelo de soja, matérias-primas, equipamentos, maquinaria e medicamentos provenientes do Brasil.

Com os dois embargos anunciados hoje já são 43 os países que suspenderam a compra de carne brasileira.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.