| 14/10/2005 16h09min
O Instituto de Diagnóstico e Saúde Veterinária de Bucareste detectou hoje o vírus H5 da gripe aviária em análises de amostras tiradas de duas aves em Maliuc, no delta do Danúbio. A localidade está situada a grande distância do primeiro foco infeccioso, Ceamurlia de Jos, demonstrando que a doença se espalhou mais do que se pensava.
As análises foram realizadas em amostras coletadas de um cisne e de uma galinha, tiradas nos dias 9 e 10 de outubro. As autoridades impuseram uma estrita quarentena à localidade de Maliuc, sobre o rio Sulina, afluente do Danúbio, e ordenaram o sacrifício de todas as aves de criação. Moradores da região também serão vacinadas contra a doença.
O comitê de crise reunido no Ministério de Agricultura do país decidiu que Maliuc receberá as mesmas medidas rigorosas dispostas no primeiro foco infeccioso, em Ceamurlia, onde hoje quase 45 mil aves foram sacrificadas. Serão exterminadas ainda todas as aves em um raio de três quilômetros em torno de Maliuc, onde novas amostras serão coletadas para análises em laboratório.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu enviar especialistas na próxima segunda a Bucareste para cooperar com o Ministério da Saúde da Romênia buscando conter o avanço da doença entre seres humanos. As autoridades romenas já disponibilizaram a vacinação gratuita de 2 milhões de pessoas, incluindo idosos e crianças.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.