| 13/10/2005 11h51min
A Organização Internacional de Epizootias (OIE) informou hoje que existe uma alta probabilidade de o vírus da gripe aviária detectado na Romênia ser do mesmo tipo que o encontrado na Turquia, considerado como altamente patógeno.
Em um comunicado, a organização informou que são esperados para dentro de pouco tempo os resultados dos testes adicionais feitos em animais afetados na Romênia, onde já foi confirmado que se trata de um vírus do subtipo H5.
A Comissão Européia confirmou hoje que o vírus detectado em perus na Turquia é o H5N1, causador dos surtos que acabaram com milhões de aves na Ásia e provocaram 60 mortes humanas.
O vírus achado na Turquia tem uma relação direta com os achados na Rússia, Mongólia e China, destacou o comissário de Saúde europeu, Markos Kyprianou.
A organização, com sede em Paris, aproveitou para lembrar a importância de os países afetados aplicarem todos os mecanismos relevantes para assegurar
a detecção precoce das aves doentes, assim como dar
uma resposta rápida para o controle imediato da doença animal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.