| 12/10/2005 13h57min
O senador Osmar Dias (PDT-PR) criticou hoje o Paraguai e a Bolívia ao defender a adoção de um programa de controle de doenças animais integrado entre os países do Mercosul. Ele criticou o governo pela falta de verbas para o setor, mas afirmou que o foco de febre aftosa encontrado no município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul, dicilmente seria evitado.
Dias disse que o Estado faz fronteira com o Paraguai, onde não há controle da doença, que pode ser disseminada até pelos pneus dos caminhões. Para o senador, foi demagógica a decisão do Paraguai de proibir a entrada de rebanhos brasileiros no país.
– Eles querem evitar que a aftosa faça o caminho de volta? Ora, no Paraguai não tem o que se pode chamar de um programa de sanidade de seu rebanho – criticou.
Dias lembrou que o Brasil tentou, por exemplo, evitar a contaminação pelo lado boliviano, com a aprovação pelo Senado de doação de vacinas ao país.
– Mas lá a vacinação não é obrigatória e eles não vacinaram nada – lamentou.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.