| 28/07/2005 12h53min
A Rússia ofereceu hoje sua ajuda aos Estados Unidos se a nave Discovery e seus sete tripulantes tiverem problemas para regressar à Terra depois de sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS).
– Acreditamos que a missão da Discovery será bem-sucedida, mas, caso haja necessidade, poderemos ajudar nossos colegas no retorno de sua tripulação, usando nossas naves – afirmou Nikolai Sebastianov diretor do consórcio Energia, construtor de naves espaciais.
Ele acrescentou que a maioria dos especialistas russos pensa que a Discovery não sofreu nenhum dano grave durante a decolagem feita na terça passada e que poderá regressar à Terra no dia 7 de agosto como estava previsto. Segundo Sebastianov, sua empresa pode fabricar até fevereiro e enviar à ISS pelo menos três naves Soyuz TMA e trazer os sete tripulantes da Discovery à Terra aos poucos.
– Por enquanto é prematuro tirar conclusões e devemos esperar que nossos colegas estudem todas as informações acumuladas – ressaltou Sebastianov.
O estado do casco da Discovery é tema de preocupação da Nasa após o desprendimento de um fragmento de espuma isolante captado pelas câmaras da nave durante sua decolagem. O problema detectado é similar ao que provocou a catástrofe do Columbia em 1 de fevereiro de 2003, quando morreram sete astronautas.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.